Onaldo Queiroga

Onaldo Queiroga

Juiz de Direito, Escritor, grande admirador das obras de Luiz Gonzaga, nascido na cidade de Pombal (PB), mora e exerce o cargo de Juiz de Direito atualmente na capital João Pessoa.

Publicado em 11/01/2018 16h07
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

O ano que se inicia

2017 passou rápido, imaginem 2018, repleto de eventos. Carnaval em fevereiro, Semana Santa no mês de março, seguida pelas festas de São João no mês de junho e da Copa do Mundo da Russia. Logo em seguida, a campanha eleitoral com eleição para outubro. E chegará novamente o Natal e a festa da virada de mais um ano.

 

São realmente muitas datas. Contudo, para a travessia desse novo ano é preciso de um lado a esperança de que as chuvas cheguem ao sertão e possam assim espantar a estiagem. Não sou negativista, pelo contrário, sempre vivo com o olhar voltado para a fé de que o inverno, efetivamente, abrace o sertão, o cariri e o agreste, pois se água não cair do céu, a situação será de vaca desconhecer bezerro.


Os grandes mananciais d'água estão quase todos em estado crítico. Se não chover não tem onde buscar água, o que implica dizer que carro pipa e adultoras serão inócuas. O cenário pode ser caótico. É uma visão que preocupa e não vejo planos alternativos para o enfrentamento desse contexto, caso a estiagem se prolongue pelo sétimo ano.Acho que precisamos de mais barragens e, por que não, da desalinização. É claro que devemos nos voltar mais para a preservação a natureza.


A verdade é que o tempo passa e nada de chuva. Vivenciamos uma das maiores secas da nossa história. Jamais imaginei o açude de Coremas com tão pouca água. São problemas seculares. Inegável que deixamos de ter um planejamento eficaz no combate a seca.. A falta não é só de chuva, é educacional, cultural e de compromisso em equacionalizar definitivamente tais questões através de política hídrica capaz de sepultar tais males.
Que venha o inverno, suas águas e o verde das plantações!


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

> LISTAGEM DE ARTIGOS


Exibindo 1-8 de 8 resultado(s).