Hilton Maia

Hilton Maia

Publicado em 10/09/2018 22h44
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

Desafios da Advocacia em uma Sociedade “Líquida”

Sua problemática em um mundo dinâmico que exige respostas imediatas

?Uma das profissões mais antigas do planeta, a Advocacia, exercida pelos grandes oradores da Grécia Antiga e aperfeiçoada a partir da compilação das leis em Roma, tem vivido a sua fase de maior esplendor, por um lado, e de maior decadência, por outro, em um momento de crise moral, institucional e política em nosso país. Sua importância perpassa o seu papel primordial de aproximar o cidadão do seu direito fundamental de Acesso à Justiça, representando uma ideal em si mesmo, na defesa da paz e do equilíbrio social.


?Em uma sociedade em que predominam as relações efêmeras, como, por exemplo, chamar um Uber, passar minutos ao seu lado e nunca mais vê-lo, votar em um político sem conhecer a sua vertente política, até porque eles mudam de partido como “quem troca de roupa”, ou, até mesmo, participar de um protesto sem ter a certeza de que a causa reivindicada é a mais justa, advogar se tornou um dos maiores desafios em um mundo que exige, além de reflexão, respostas rápidas para situações emergenciais. Surge-nos a figura da “Tutela de Urgência”, por meio da qual o judiciário tem coibido rapidamente os abusos perpetrados, diminuindo a extensão do dano às vítimas.

?Por outro norte, vem ocorrendo uma verdadeira “caçada” ao advogado, uma vez que Direitos, antes consagrados, como o de ressarcimento de uma tarifa ilegalmente cobrada, bem como o de reparação a um dano moral sofrido, tornaram-se raros. Surge, então, um cenário de legalidade, porém de clara imoralidade.


?Portanto, tal sacerdócio tem passado por um processo claro de transformação a partir da criação de novas comissões de defesa de direitos, mas requer, mais do que nunca, garantir o respeito às necessidades básicas da profissão, como o prazo razoável de duração do processo, o pleno funcionamento dos Sistemas Eletrônicos da Justiça, um Serviço Público eficiente e o exercício do ofício de maneira digna e viável, afinal, quantos escritórios abrem e encerram suas atividades toda semana?


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

> LISTAGEM DE ARTIGOS