Renato Caldas

Renato Caldas

> ARTIGO

Publicado em 08/03/2014 12h21
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

A Chamada Interior

O ser humano é capaz de ouvir uma chamada. Não uma chamada física, à voz que se percebe por meio do sentido auditivo. Evocamos uma chamada interior.

Ninguém possui, ao irromper no mundo, um conhecimento claro da missão que deve desenvolver ao longo da sua existência. Francesc Torralba no seu livro “Inteligência Espiritual”, aborda que na medida em que se desenvolve sua vida, dá-se conta de que é chamado a fazer com ela e que tem que descobrir por si mesmo qual seja essa missão, pois ninguém pode substituí-lo em tal tarefa.

Somente quando se presta atenção a essa voz e se abandonam as atitudes evasivas, enfrenta-se realmente o sentido de sua existência. A busca do sentido da vida é um exercício de escuta. Apenas quando   se escuta atentamente essa chamada que emerge de seu interior é possível perceber qual é a missão que se deve desenvolver ao longo da existência e o conteúdo que a dotará de sentido, que a tornará valiosa e a dotará de significado.

Para alguns, esta voz provém do próprio Ser infinito que chama o ser humano a viver conforme ao que é. Para outros, esta voz emerge do interior da própria consciência.
Precisamos parar de vez em quando.

Primeiro para que possamos ouvir a voz do coração.

Necessitamos sair da zona de conforto, sair do discurso e ter coragem para repensar a vida. Ninguém pode fazer isso por você. É uma pena que muitos só pensem em mudar seu estilo de vida quando estão com cirrose, com câncer, aposentados, enfartados ou prestes a se despedirem do espetáculo da vida. Hoje é o momento de mudar.

Todo ser humano, comenta Pastor Estevam, tem uma intuição própria. É o que nós chamamos de “voz do coração”. Muitas vezes, essa voz interior está falando algo, mas não conseguimos ouvir, porque nunca paramos.

Segundo, para que possamos refletir sobre o sentido de tudo que estamos fazendo. Sem reflexão constante, a vida transforma-se em um ativismo vazio, numa existência sem conteúdo e sem forma. Parar para pensar não faz mal a ninguém. Precisamos realmente de uma parada obrigatória.

Em uma Parada Obrigatória, certa vez, pude refletir e verificar qual a minha missão, qual o sentido que deveria dar a minha vida, em função dos dons e talentos recebidos do Alto.
Dediquei-me ao trabalho de Evangelização e Social junto aos  irmãos que necessitavam  de ajuda. O Senhor tocou-me, mostrando-me   qual o caminho que deveria trilhar. E deu-me força para que eu fosse um humilde instrumento para trabalhar na sua seara.

Graças ao Senhor, pude vencer os inimigos da alma,como o medo e o desânimo. Muitas pessoas vivem derrotadas  pelo medo.Não têm  coragem   para enfrentar obstáculos e encarar a vida com ousadia, correndo os riscos necessários. Quem não se arrisca não sai do lugar comum,não conhece a outra margem do rio.

Outro inimigo a ser vencido é o desânimo, responsável pela apatia, pela desmotivação e pela incredulidade. Ele tem levado muitos a abandonar seus sonhos e a viver lamentando-se pelo que nunca conseguiram realizar.

No projeto de Deus para a nossa vida, que certamente inclui uma existência plena de felicidade e realizações, o medo e o desânimo funcionam como um vírus fatal. Como agem de forma oculta, quase imperceptíveis, vencê-los é fundamental para uma vida vitoriosa.

No seu livro “Só depende de você”, Joel Osteen comenta que Deus está sempre tentando plantar novas sementes no nosso coração. Ele está sempre tentando ajudar-nos a conceber coisas novas, a abandonar ideias antiquadas e a trazer de dentro de nós novos ímpetos criativos. Ele está sempre tentando encher-nos de esperança, de modo que a semente cresça e traga uma colheita incrível.

Elimine a mentalidade de simplesmente ir vivendo e deixe a semente de Deus criar raízes em você.

Comece a crer mais. Deus quer realizar coisas grandes e novas em nossa vida. Deus quer que cresçamos constantemente, alcançando novas alturas. Ele quer aumentar nossa sabedoria e ajudar-nos a tomar melhores decisões.

É hora de ampliar sua visão. Para viver uma vida melhor já,você deve começar a olhar a vida com os olhos da fé,vendo-se elevar  a novos patamares.

Com Deus a seu lado, não há como você perder nada. Ele pode abrir caminhos quando parece já não haver caminhos. Ele pode abrir portas que nenhum homem é capaz de fechar. Ele pode mudar a sua vida de forma sobrenatural. Precisamos ser fortes e corajosos.

Deus adora pessoas comuns como você ou eu, com defeitos, para fazer coisas extraordinárias.

O destino do ser humano depende do tamanho de seus sonhos. Como afirma Alan Percy no seu livro “Nietzsche para estressados”, o   problema é que muitas pessoas os  estacionam na infância ou na adolescência e adotam posturas derrotistas do tipo “ A vida é assim mesmo” ou “O que posso fazer ?Preciso ganhar meu sustento”. Como sugere Nietzsche em seu aforismo, nada é tão nosso quanto nossos sonhos. Por isso, quando abrimos mão deles, abandonamos também algo muito importante: a capacidade de transformar em realidade nossos desejos mais íntimos.

Constatamos que o ser humano é capaz de perceber uma chamada e de acolhê-la, de responder e tomar uma posição com relação a ela. A vocatio, em sentido etimológico, segundo Francesc Torralba, é a chamada. O ser humano não apenas é capaz, em virtude de sua inteligência espiritual, de transcender-se, de tomar distância em relação ao meio natural e em relação a si mesmo, mas, além disso, é um ser receptivo a uma chamada. É o que tradicionalmente se denominou vocação, mas que não deve ser entendido apenas  em seu sentido religioso.

A pessoa que vive conforme a Chamada Interior vive intensamente sua vida, conta cada segundo de sua existência, porque cada momento é uma ocasião para levar a cabo sua vocação.

Quando alguém é capaz de ouvi-la e de viver conforme ela, vive uma existência feliz. Vive de acordo com seu mais íntimo e esta adequação entre a vida exterior e a vida interior é a felicidade.


Renato Caldas Lins
Professor e Escritor
Lins.rc@hotmail.com

    
    


    
    
    
    
    
    
    
 


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share