> NOTÍCIA

Publicado em 22/02/2017 11h47
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

Governo realiza formação para educadores sobre o Programa Ensino Médio Inovador

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), encerra, nesta quinta-feira (23), em Campina Grande, a formação sobre o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) e o Novo Mais Educação.

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), encerra, nesta quinta-feira (23), em Campina Grande, a formação sobre o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) e o Novo Mais Educação, voltada a gestores escolares, presidentes de Conselhos Escolares, professores articuladores e técnicos da SEE. Os programas devem reforçar o ensino da rede estadual neste ano. A capacitação teve início na segunda-feira (20) e ocorre esta semana para os profissionais das 14 Gerências Regionais de Educação (GREs).

Em Campina Grande, o evento acontece na sede da 3ª GRE, reunindo profissionais da própria regional, além de gestores, professores, técnicos e presidentes de conselho da 4ª GRE (Cuité) e 5ª GRE (Monteiro). Nesta quarta-feira (22), a formação foi na regional de Patos, atendendo aos profissionais da 6ª GRE, 7ª GRE (Itaporanga) e 11ª GRE (Princesa Isabel). Na terça, o evento reuniu os profissionais da 8ª GRE (Catolé do Rocha), 9ª GRE (Cajazeiras), 10ª GRE (Sousa) e 13ª GRE (Pombal). Já no primeiro dia de formação, as orientações foram repassadas para os educadores e técnicos das regionais de João Pessoa (1ª GRE), Guarabira (2ª GRE), Itabaiana (12ª GRE) e Mamanguape (14ª GRE).

De acordo com o gerente executivo do Ensino Médio da SEE, Robson Rubenilson, essa “é uma oportunidade para as escolas desenvolverem, a partir de sua realidade, uma proposta de redesenho curricular flexível e com aporte financeiro para ações pedagógicas necessárias à melhoria do aprendizado dos alunos envolvidos”.

ProEMI - O programa Ensino Médio Inovador – EMI foi instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, no contexto da implementação das ações voltadas ao Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. A edição atual do Programa está alinhada às diretrizes e metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024 e à reforma do Ensino Médio proposta pela Medida Provisória 746/2016 e é regulamentada pela Resolução FNDE nº 4 de 25 de outubro de 2016.

O objetivo é apoiar e fortalecer os Sistemas de Ensino Estaduais e Distrital no desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio, disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexível, que atenda às expectativas e necessidades dos estudantes e às demandas da sociedade atual. Deste modo, busca promover a formação integral dos estudantes e fortalecer o protagonismo juvenil com a oferta de atividades que promovam a educação científica e humanística, a valorização da leitura, da cultura, o aprimoramento da relação teoria e prática, da utilização de novas tecnologias e o desenvolvimento de metodologias criativas e emancipadoras.

Novo Mais Educação - O Programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes. Em 2017, o Programa será implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em 5 ou 15 horas semanais no turno e contraturno escolar. 

 

Secom PB

 

 


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share