> NOTÍCIA

Publicado em 16/03/2017 11h43
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

Usuários e profissionais comemoram dois anos da Academia da Saúde do Geisel

Uma manhã de confraternização, alegria e claro, atividades voltadas à promoção da saúde. Foi assim que usuários e profissionais da Academia da Saúde do Geisel comemoraram o segundo ano de funcionamento do espaço.

Uma manhã de confraternização, alegria e claro, atividades voltadas à promoção da saúde. Foi assim que usuários e profissionais da Academia da Saúde do Geisel comemoraram o segundo ano de funcionamento do espaço.
 
Na ocasião foram ofertadas os serviços de verificação de Pressão Arterial e Glicemia, aula de zumba, auricoloterapia, fisioterapia dermato funcional, teste rápido para HIV, avaliação nutricional e postural e educação física adaptada para cadeirantes, além de um café da manhã saudável.
 
Para a secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Giovana Medeiros, os usuários são os principais responsáveis pelo bom funcionamento da academia. “A população do bairro realmente acreditou no projeto e dessa forma utiliza e cuida do espaço, é isso que faz com que a Academia da Saúde do Geisel funcione e bem, nossos profissionais dão o retorno a partir das demandas dos nossos usuários e o resultado é uma população saudável, com uma boa qualidade de vida, sem estresse e mais feliz, isso é o fundamental”, comenta a secretária.
 
Josilene Silva de Oliveira, 53 anos, frequenta a Academia desde a inauguração, ela relata os benefícios. “No começo eu estava acima do peso, com muitas dores nas articulações e sofria com depressão que precisava tomar remédio, em pouco tempo de exercícios e com o acompanhamento dos profissionais minhas dores sumiram, perdi peso e fiz amizades o que foi fundamental pra superar a depressão e deixar de tomar a medicação”, conta a pensionista.
 
Para celebrar os dois anos da Academia, a partir de agora os usuários terão atendimento individual diariamente com nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas (clínico e dermato funcional), fonoaudiólogos e educadores físicos. Além da extensão do horário, com atividades iniciando as 5h30 e ás 17h. Atualmente, a Academia da Saúde do Geisel atende em média 200 pessoas.
 
Para Raquel Gadelha, coordenadora do espaço, acompanhar a evolução dos usuários é um dos melhores benefícios para o profissional. “É muito gratificante ver a diferença não apenas no corpo do nosso usuário, mas na vida dele e em dois anos a gente consegue acompanhar bem essas mudanças não apenas físicas, mas principalmente emocionais”, relata a educadora física.
 
Outro beneficiado pela Academia é José Carlos Fidelis, que há três anos perdeu os movimentos das pernas por conta de um Schistosoma que se alojou na medula. “Minha vida é totalmente diferente desde que comecei a fazer educação física e ser acompanhado pelos profissionais da academia, antes eu não tinha movimento nenhum nas pernas, hoje eu consigo movimentá-las e senti-las e isso é maravilhoso, sou grato demais por esse serviço”, comenta o cadeirante.
 
Espaço - A Academia da Saúde do Geisel foi a primeira Academia da Saúde entregue pelo Prefeito Luciano Cartaxo. Atualmente a cidade conta com três Academias, sendo as outras duas nos bairros do Ernani Sátiro e Colinas do Sul.
 
A estrutura conta com espaços multiuso, de vivência e de equipamentos fixos, como barra horizontal, barra paralela, prancha abdominal, barra marinheiro, espaldar e a barra horizontal de apoio. O espaço ainda tem quadra de areia e gramado para realização de atividades externas. A Academia de Saúde do Geisel é referência para o Ministério da Saúde e conta com a participação efetiva de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do projeto João Pessoa Vida Saudável.

 

Secom JP

 

Foto: Ivomar Gomes


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share