> NOTÍCIA

Publicado em 18/05/2017 18h13
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

Defensora Pública Geral do Estado é homenageada pela Câmara de João Pessoa

A defensora pública geral do Estado, Maria Madalena Abrantes Silva, natural da cidade de Coremas, recebeu, em Sessão Especial nesta quinta-feira (18), a Medalha Cidade de João Pessoa e o Título de Cidadão Pessoense.

A defensora pública geral do Estado, Maria Madalena Abrantes Silva, natural da cidade de Coremas, recebeu, em Sessão Especial nesta quinta-feira (18), a Medalha Cidade de João Pessoa e o Título de Cidadão Pessoense. As homenagens aconteceram no Plenário Humberto Lucena da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e fizeram parte das comemorações pelo Dia do Defensor Público, que é nesta sexta-feira (19).

O vereador Bruno Farias (PPS) foi o autor da propositura da medalha, enquanto que Raoni Mendes, ainda como vereador em 2016, propôs o título, que seria entregue pelo vereador Helton Renê (PC do B) mas, devido a morte de um parente, não pode comparecer a sessão. Na tribuna, Raoni, que hoje é secretário do Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, lembrou de alguns momentos da trajetória de vida de Madalena Abrantes e destacou a importância dos relevantes serviços prestados pela defensora pública junto a sociedade paraibana.

Já Bruno Farias, em seu discurso, ressaltou que Maria Madalena é uma mulher vocacionada, escolhida, para testemunhar eventos de grande repercussão, para anunciar a boa nova na defesa dos mais humildes e para ser protagonista de conquistas em favor da sociedade. Segundo ele, a homenageada, que foi a segunda mulher a assumir a Defensoria Pública Geral do Estado, chegou ao apogeu de sua carreira como prêmio por um trajetória de vida profissional dedicada à lida jurídica, sempre em defesa da ética, da transparência e da garantia dos direitos sociais e da cidadania à população de baixa renda.

“Maria Madalena tem uma imensa e ainda incompleta folha de serviços prestados à Paraíba, demonstrando claramente que você sempre foi uma serva da Justiça, cultivando a humilde, a modéstia e alegrias, que sempre foi uma marca de sua personalidade”, declarou Bruno durante o seu discurso. Ele ainda classificou a defensora como uma mulher que vive para fazer o bem e que escolheu a Capital para viver, contribuindo com sutileza e com vivacidade para o crescimento da cidade.

O deputado Janduhy Carneiro (Podemos) falou em nome da Assembleia Legislativa da Paraíba. Ele destacou que uma das maiores preocupações da Defensoria Pública Geral, sob o comando de Madalena Abrantes, é levar assistência jurídica até as pessoas que mais necessitam. “É uma mulher destemida, guerreira, e a sua trajetória na carreira como defensora pública chegou ao ápice como defensora pública geral", elogiou. Trócolli Júnior (PROS) foi outro deputado que também fez questão de falar sobre a homenageada. “Tenho absoluta ceteza de que a Defensoria vai ser cada dia mais forte, mais acessada, porque tem à frente uma pessoa com compromisso e dedicação", comentou.

Representando o prefeito Luciano Cartaxo, o procurador geral adjunto do Município, Rodrigo Clemente de Brito, afirmou que as homenagens são mais de que merecidas e representam a valorização de uma defensora pública que te desempenhado um papel importante na luta pela categoria. Para ele, um Estado que valoriza a Defensoria Pública é um Estado que valoriza a Justiça.

O vereador Bosquinho foi quem secretariou os trabalhos da mesa. Dentre as autoridades presentes estavam o procurador Rosevelt Vita, os deputados estaduais Branco Mendes (PEN) e Camila Toscano (PSDB), o defensor público geral adjunto Otávio Araújo, entre outros.

Núcleo da Defensoria na Câmara

Além da Sessão Especial para celebrar a data, a Defensoria Pública também passou a contar com um núcleo junto à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A parceria, inédita, foi firmada em março por meio de um acordo de cooperação técnica durante um encontro entre o presidente do Legislativo pessoense, vereador Marcos Vinícius (PSDB) e a defensora Pública Geral da Paraíba, Maria Madalena Abrantes Silva.

Funcionando no anexo I, situado à rua das Trincheiras, 358, Centro, de segunda à sexta, das 8h ao meio-dia, o escritório da DPPB atende, gratuitamente, a população que necessite de uma assistência jurídica, seja para tirar alguma dúvida ou dar entrada em alguma ação na justiça.

 

Paulo de Pádua/CMJP

 


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share