Lindinalva Ramalho

Lindinalva Ramalho

Lindinalva Ramalho, Psicóloga Clínica, especialista em Saúde da Famíla, Coach de Relacionamentos, e proprietária da FinoAmor – Agência de Namoro & Matrimônio. Realiza atendimento a solteiros que desejam um relacionamento saudável e duradouro, e aconselhamento conjugal para casais em crise.

> ARTIGO

Publicado em 26/08/2017 10h24
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

Cinderelas, Rapunzéis, Brancas de Neve, Belas Adormecidas...

A essa altura você deve tá pensando que a nossa conversa de hoje é sobre contos de fadas. É ou não é? Não é! Não, necessariamente! Mas nós vamos falar sobre o que têm em comum em toooodas essas historinhas infantis pra meninas. E O QUE É?! É A RIVALIDADE entre as personagens femininas de todas essas histórias. É o sofrimento causado às belas e vulneráveis princesinhas pela maioria das outras personagens; sejam elas crianças, adultas ou idosas, (as velhas bruxas, as madrastas, as filhas das madrastas...). O que nos ensina, de maneira subliminar, que nós mulheres não podemos, ou devemos, confiar em outras mulheres!


Mas ouvimos outras Histórias também em que as mulheres beijam feras, beijam sapos que se transformam em belos príncipes. Enquanto que os homens beijam prin-ce-sas... Pode?! ????


Nos ensinaram que as Mulheres devem ter mais do que respeito pelos homens. Nós devemos ter, acima de tudo, MEDO deles. Por isso, é melhor sermos boazinhas, obedientes, submissas e ca-ri-nho-sas.


Aprendemos, contraditoriamente, que, para protegerem o mundo, os Homens fazem guerras; enquanto que, nós mulheres, devemos cuidar de crianças, de idosos, de doentes... e... DELES, os nossos Homens!


A mídia impõe às mulheres que elas devem ser bonitas. Não! Devem ser LINDAS e Magras. Mas, com bundões e peitões; os homens devem ser fortes, “bons de papo e pegadores”... MAS, sobre isso, a gente deixa pra falar outro dia, noutra oportunidade. Hoje, falaremos sobre SO-RO-RI-DA-DE.


Durante séculos, essas histórias “românticas”, acompanhadas de grandes tragédias, se repetem aos nossos olhos e ouvidos...  e a gente, o faz? Com-ti-nu-a-mos contando-as pras nossas meninas (filhas, sobrinhas, alunas...). Contudo, recentemente, o termo SORERIDADE vem sendo divulgado nas Redes Sociais, essas ferramentas tecnológicas que favorecem as articulações de ideias, e, se as mulheres, como dizem os pesquisadores, são habilidosas em se comunicar, e, já que dizem que nós mulheres falamos demais, com o auxílio dessas novas tecnologias e da sororidade, aí sim, JUNTAS, SEREMOS MAIS FORTES! Pra não dizer IMBATÍVEIS!!!!

E o que significa SORORIDADE?

Pesquisando na internet, descobrimos que sororidade é uma espécie de antônimo da suposta rivalidade existente entre as mulheres. Espécie de “pacto entre mulheres relacionado às dimensões ética, política e prática do feminismo contemporâneo”. “Ou, simplesmente, uma aliança baseada na empatia e no companheirismo”.

SORORIDADE quer dizer acolhimento, empoderamento, solidariedade entre mulheres.

A jornalista Babi Souza, autora do livro “Vamos juntas? — O guia da sororidade para todas” (Editora Galera), revela que o livro é fruto de um projeto criado por ela na internet, e tem como proposta unir mulheres contra o assédio e outros tipos de violência. Relata que numa noite, voltando do trabalho, percebeu que ela e outras mulheres poderiam reduzir a sensação de insegurança, ao andarem sozinhas na rua, se caminhassem lado a lado. A sua página na internet recebeu mais de cinco mil curtidas nas primeiras 24 horas seguintes ao seu lançamento. Ela diz também que um terço das suas seguidoras têm menos de 18 anos, e as mais engajadas estão entre os 13 e 14 anos.

AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE O QUE É SORORIDADE, LEMBRE-SE DE PRATICÁ-LA!

Não esqueça! Se você quer falar comigo, contar a sua história, escreva pra mim!

E-mail: relacionamentoempauta@gmail.com ou WhatsApp: (83)98876-5056

            Será um prazer poder ajudar você!

            Eu sou Lindinalva Ramalho, Psicóloga e Coach de Relacionamentos e desejo a você uma excelente semana!  


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share