Saudade: especialista fala sobre sentimento que toma conta dos brasileiros na pandemia

“Tenho razão para sentir saudade de ti, de nossa convivência em falas camaradas, simples apertar de mãos, nem isso, voz modulando sílabas conhecidas e banais que eram sempre a certeza e segurança”. O trecho do poema ‘A um ausente’ de Carlos Drummond de Andrade provavelmente deve revelar a saudade guardada no peito de milhões de brasileiros que perderam alguém para a Covid-19 ou que se viram distantes dos amigos, parentes e colegas.

Neste sábado (30), data em que se celebra o Dia da Saudade, a psicóloga do Sistema Hapvida em João Pessoa, Rafaela Amorim, explica que a saudade é um sentimento complexo, mas que se refere à falta de algo, alguém ou alguma situação importante para nós. “Sentimos saudade por algo que queremos reviver e esta emoção não vem isolada, ela está associada a uma série de outros sentimentos: alegria, tristeza, angústia, luto, nostalgia, melancolia”, esclarece.

A psicóloga reforça que a saudade envolve a capacidade de o ser humano se relacionar com o mundo, com as pessoas que ama e com a própria história. Rafaela pontua que a saudade possui duas faces: a benéfica e a maléfica. No primeiro caso, pode ser visto como algo positivo pelas memórias que acompanham o indivíduo. “Por mais que o tempo não volte, sentir saudade promove a lembrança de momentos felizes”, afirma.

A saudade permite ainda conduzir uma pessoa a refletir sobre o que foi vivido, aprender e a conectá-la com o que/quem ama, permitindo a sensação de pertencimento, tão importante para os indivíduos. Além de fazer desejar reviver, sonhar, compreender aspectos importantes da vida, fazendo com que a pessoa se reencontre com a própria história.

Por outro lado, a especialista esclarece que existem outros níveis de saudade, quando está associada a sentimentos como angústia, luto, ansiedade, frustração, incertezas, perda. “Dependendo da intensidade, duração e distância, pode trazer intenso sofrimento ao indivíduo, sob forma de tristeza, frustração, desamparo, problemas físicos e emocionais”, elenca e acrescenta que: “neste sentido, buscar apoio social, psicológico, religioso, se comunicar, recordar boas lembranças, trocar afetos e outros recursos facilitam a aceitação”, sugere a psicóloga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui