> NOTÍCIA

Publicado em 04/10/2017 21h21
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

Maternidade de Patos inicia campanha Outubro Rosa com diversas ações

Houve ainda a distribuição de laços cor de rosa, símbolo da campanha, e de material educativo

A rotina da Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, nesta quarta-feira (4), foi alterada em prol de uma causa nobre: o início da campanha de prevenção ao câncer de mama promovida pelo movimento Outubro Rosa. Aberta oficialmente pela manhã, com um coffee break, no auditório do banco de leite da unidade, a solenidade teve a participação da banda marcial do 3° Batalhão da Polícia Militar, que abrilhantou o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba, do Outubro Rosa e da cidade de Patos. Houve ainda a distribuição de laços cor de rosa, símbolo da campanha, e de material educativo. As ações na unidade alusivas à campanha acontecem até o dia 30.

O diretor geral da maternidade de Patos, Dr. Umberto Marinho Júnior, que participou das ações, junto com o diretor clínico, Dr. Paulo Athayde, as representantes do grupo Amigas Viva a Vida, a secretária de Saúde de Patos, Andressa Lopes, representantes dos hospitais Regional e Infantil de Patos, além de funcionários da Maternidade, destaca a importância da campanha. “Esse movimento que acontece todo mês de outubro é uma ação muito oportuna, porque ele consegue uma maior mobilização para conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, estimulando a realização de exames que podem identificar a doença ainda em seu estágio inicial, quando as chances de cura são bem maiores, além de chamar atenção para o autoexame”, reitera o médico.

A programação do Outubro Rosa da maternidade prossegue no dia 9, com a palestra do mastologista Thiago Pereira Alencar, no auditório do Banco de Leite. Nesta mesma data, serão iniciadas as mamografias para as funcionárias e parentes próximos. Esse exame, que acontece cotidianamente na unidade, dentro da programação do Outubro Rosa também será realizado nos dias 16, 23 e 30. Poderão marcar o exame funcionárias com idade a partir de 39 anos. Caso haja histórico familiar de câncer de mama, o acesso será a partir de 35 anos. Os exames citológicos das funcionárias acontecerão nos dias 19, a partir das 14h, e no dia 20, a partir das 8h.

Os dias 16, 18, 23 e 25 serão reservados às palestras nos alojamentos, feitas por professores da área de saúde das Faculdades Integradas de Patos (FIP). No dia 16, às 14h, também está programada uma palestra proferida pela enfermeira Erta Soraya Ribeiro, no auditório do Banco de Leite. No dia 28, a Maternidade se integra à programação do Centro de Oncologia de Patos e participa da Corrida e Caminhada pela Vida, organizada pelo grupo ‘Amigas Viva a Vida’, que começa às 17h, com concentração na Praça Edivaldo Motta, seguindo pelas principais ruas o centro da cidade.

Vale lembrar que, independente do Outubro Rosa, a Maternidade de Patos, que integra a rede estadual de saúde, atende regularmente pacientes encaminhadas pelos Programas de Saúde da Família (PSFs) na realização de mamografia e citológicos. A Maternidade de Patos é referência no atendimento à mulher para mais de 60 municípios paraibanos, inclusive, em gravidez de alto risco.

 

 

Fonte: Secom-PB

 

 

Publicidade:

 


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share