> NOTÍCIA

Publicado em 04/10/2017 21h27
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

Saúde realiza videoconferência com gerentes regionais e apoiadores

“Com a publicação da portaria 2436, a portaria anterior, Nº 2488, foi revogada, e com isso haverá mudanças na política que orienta o modelo de Atenção à Saúde no SUS.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, na tarde desta quarta-feira (4), uma videoconferência com todos os gerentes regionais de saúde e apoiadores institucionais, para informar sobre a nova política de Atenção Básica, que foi publicada no Diário Oficial da União, edição do dia 27 de setembro, por meio da Portaria Nº2436. Conduzida pela secretária executiva de Estado da Saúde, Maura Sobreira, a videoconferência teve o objetivo de alinhar com os gerentes regionais e apoiadores os principais pontos daquela portaria.

 

“Com a publicação da portaria 2436, a portaria anterior, Nº 2488, foi revogada, e com isso haverá mudanças na política que orienta o modelo de Atenção à Saúde no SUS. Essas mudanças vão impactar diretamente na forma como as unidades de saúde funcionam, desde o modelo de atenção incorporado nas unidades. É importante lembrar que a Paraíba tem uma das maiores coberturas de Saúde da Família no país, então isso impacta na vida do cidadão paraibano”, disse Maura.

 

Segundo a secretária executiva, a mudança traz novos conceitos estruturantes com relação às diretrizes da Atenção Básica, dando mais flexibilidade para os gestores, que podem aderir a outros modelos de equipe. “Algumas das diferenças que podemos visualizar é a incorporação do gerente da Atenção Básica, que muda o modelo de gestão da unidade, redefinindo novas atribuições para o Agente Comunitário de Saúde. Tem também a definição de um padrão mínimo de procedimentos que devem ser ofertados nas Unidades de Saúde da Família, além do número mínimo de agentes e atendimentos nas unidades. Essas mudanças são ligadas diretamente aos agentes comunitários, que são atores fundamentais na estratégia de saúde da família”, explicou.

 

Maura Sobreira explicou que, além da videoconferência, os gerentes de saúde e apoiadores vão realizar fóruns temáticos em suas regiões com os secretários municipais de saúde e coordenadores da Atenção Básica e Conselhos Municipais de Saúde para continuar a discussão dessa política. “Nosso objetivo com esses encontros é que através dessa atualização os gerentes de saúde e apoiadores possam apoiar os municípios na execução dessa nova política, compreendendo os novos desafios postos pelo novo modelo de gestão e de atenção que está sendo defendido. O Governo do Estado, através do seu Plano Estadual de Saúde, tem como uma de suas prioridades o fortalecimento da Atenção Básica”, concluiu Maura.

 

Fonte:Secom-PB

 

Publicidade:

 


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share