> NOTÍCIA

Publicado em 07/12/2017 12h18
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

AL aprova atendimento prioritário para mães e pais de autistas

A iniciativa garante o atendimento prioritário para pais e acompanhantes de autistas e agora irá para a sanção do Executivo

Por Assessoria

A Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou o projeto de lei 1.350/2017, de autoria do deputado estadual Bruno Cunha Lima (PSDB), que determina a inserção do símbolo mundial do autismo nas placas que sinalizam atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados. A iniciativa garante o atendimento prioritário para pais e acompanhantes de autistas e agora irá para a sanção do Executivo.

A matéria determina que os estabelecimentos públicos e privados devem fixar em local visível, placas com o símbolo mundial do autismo, com o objetivo de proporcionar o atendimento prioritário. O não cumprimento acarretará multa de R$ 1.417,8 (30 UFRs) e o valor deve ser recolhido ao Fundo Estadual de Assistência Social.

O símbolo do autismo que teve constar nas placas de atendimento prioritário é uma fita formada com peças coloridas de quebra-cabeças, que representam a complexidade do autismo.

Dados - A Organização Mundial da Saúde, OMS, calcula que o autismo afeta uma em cada 160 crianças no mundo. A condição chamada de transtorno do espectro autista geralmente tem início na infância e persiste durante a adolescência e vida adulta. Estima-se que no Brasil existem dois milhões de autistas, e o que torna a questão mais grave é o preconceito e a falta de tratamento adequado. As pesquisas ainda revelam que os meninos são mais afetados pelo transtorno do que as meninas.

Fonte: Assessoria de Comunicação

tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share