> NOTÍCIA

Publicado em 13/12/2017 19h50
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

Cartaxo entrega 81 mil livros paradidáticos para escolas e creches

Foram adquiridos 750 novos títulos para as escolas e creches da rede.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, iniciou, na manhã desta quarta-feira (13), a entrega de aproximadamente 81 mil livros literários e paradidáticos para as escolas e creches da rede municipal de ensino. Com um investimento de R$ 2,4 milhões na aquisição dos livros, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) contempla as 97 escolas, além dos 85 Centros de Referência de Educação Infantil (Crei), com livros adequados a cada faixa etária das crianças para estimular o hábito da leitura e o aprendizado. A entrega simbólica aconteceu na Escola Municipal Luiz Mendes, no bairro do Cristo, que recebeu exemplares de 750 novos títulos, que incluem desde clássicos da literatura brasileira, como Machado de Assis, até a série da saga Harry Potter.
 
“A entrega desses livros é um investimento muito importante que fazemos na educação e que vem se somar a tantos outros que elevam a qualidade do ensino no nosso município. A transformação de nossa cidade passa necessariamente pela educação e é através dela que estamos ajudando a construir um futuro melhor para nosso povo. Implantamos um novo padrão de qualidade na estrutura das escolas e creches, ampliamos as vagas em tempo integral e multiplicamos por oito o número de vagas em berçário”, afirmou Luciano Cartaxo.
 
O prefeito ainda acrescentou que também investiu na qualidade do ensino e na valorização dos profissionais. “Reestruturamos toda a Rede, realizamos um concurso com 1.300 vagas para o magistério, pagamos salários 20% acima do piso nacional e realizamos capacitação com todos os profissionais, como vigilantes, cozinheiros, pessoal técnico, professores, entre outros. Estamos terminando o ano e ainda vamos pagar o 14º salário para os servidores. A educação é não só responsabilidade, mas também prioridade na nossa gestão”, declarou.
 
Foram adquiridos 750 novos títulos para as escolas e creches da rede. Eles irão contribuir para a ampliação e modernização dos acervos das bibliotecas das unidades de ensino da PMJP, com exemplares atualizados. “Precisamos cultivar o hábito da leitura do livro para que ele possa desenvolver sua cognição e a capacidade de leitura de mundo. Os livros irão trazer um grande salto de qualidade para o conhecimento dos alunos uma vez que o investimento no conhecimento é uma das coisas mais importantes”, explicou o diretor da Escola Luiz Mendes, Carlos Alberto Virgínio Barbosa.
 
Segundo ele, como forma de “empréstimo”, os alunos poderão levar os livros para casa, dependendo da orientação do professor, como complemento de atividade de sala de aula e também para poder compartilhar a leitura com a família. Para a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II são livros de conhecimentos gerais e lúdicos que serão trabalhados dentro de salas de aula e nas bibliotecas ou salas de leitura das unidades de ensino. Para as crianças dos Creis a hora do banho será mais prazerosa porque terão livros impermeáveis, coloridos, flutuantes e interativos, com formato de animais e de objetos. Tem livros também com animais de plástico para as crianças do berçário, livros de pano que viram fantoche e dedoche, e livros em 3D. 
 
O vice-prefeito, Manoel Junior, destacou que as escolas da rede municipal de João Pessoa não devem em nada às escolas da rede privada. “Educação é um dever nosso e Luciano Cartaxo tem cuidado desta área com muito esmero e dedicação. Não só da qualidade das escolas, da infraestrutura, dos equipamentos, como também dos profissionais. Sou egresso da escola pública e foi dela que cheguei à Universidade. Aqui em João Pessoa, temos grandes escolas e alunos tendo acesso a uma educação de muita qualidade”, afirmou.
 
Os investimentos na Escola Municipal Luiz Mendes não se resumiram aos livros que chegaram à Biblioteca. Ela ganhou uma série de outras melhorias, como 24 novos computadores para a sala de informática, adquiridos por meio do programa Geração Conectada, a implantação da climatização da biblioteca e laboratório de informática, uma sala multimídia e um espaço lúdico para a Educação Infantil. “Em uma gestão escolar boa a gente vê o diferencial assim que entra na escola. E isso só é possível porque recebemos total apoio e estímulo do prefeito Luciano Cartaxo para termos uma educação cada vez de mais qualidade”, declarou a secretária adjunta da Educação, América Castro.

 

Fonte: Secom-JP


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share