> NOTÍCIA

Publicado em 28/12/2017 19h55
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

UPA Cruz das Armas realizou mais de 86 mil atendimentos

Do total de atendimentos registrados na UPA Cruz das Armas neste período, cerca de 66 mil foram adultos e aproximadamente 20 foram infantis

Inaugurada há um ano pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Augusto Almeida Filho, em Cruz das Armas, já realizou mais de 86 mil atendimentos. A unidade foi criada com o objetivo de garantir assistência pré-hospitalar 24 horas à população em casos de urgência e emergência. A população da Capital conta também com mais duas Unidades de Pronto Atendimento, nos bairros de Manaíra e Valentina Figueiredo, e ainda a UPA Especialidades, que está sendo construída no bairro dos Bancários, formando a maior rede de UPAs da Paraíba.
 
Do total de atendimentos registrados na UPA Cruz das Armas neste período, cerca de 66 mil foram adultos e aproximadamente 20 foram infantis. Um deles foi o pequeno João Davi, de 8 anos, que não estava se sentindo bem e pela primeira vez foi atendido na unidade.
 
“É a primeira vez que venho com ele pra cá e achei que ele foi muito bem recebido por todos os profissionais que o atenderam. Agora estou aguardando pela consulta com a pediatra”, disse Eliane Pereira, mãe de Davi e moradora do bairro do Rangel.
 
Residente no bairro Esplanada, o porteiro Arthur Felipe Carvalho, teve dores fortes no estômago e logo se dirigiu para a unidade. “É a segunda vez que sou atendido e sempre é feito tudo que é necessário. Acabei de me consultar com o médico e agora vou fazer alguns exames que o médico passou para fazer aqui mesmo”, comentou.
 
Neste primeiro ano de funcionamento, a unidade já recebeu pacientes de 61 bairros da Capital, sendo mais frequentes usuários dos bairros de Cruz das Armas, Alto do Mateus, Funcionários, Oitizeiro e Bairro das Indústrias. Ainda neste período, o serviço atendeu também pacientes de outros 110 municípios, principalmente Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde e Alhandra.
 
Durante todo o ano, os profissionais passaram por várias capacitações com a finalidade de melhorar cada vez mais a qualidade do serviço oferecido à população. “Essas ações vem contribuindo para uma assistência à saúde comprometida com a efetividade dos princípios do Sistema Único de Saúde, com o atendimento qualificado e humanizado”, afirmou Roberta Barros, diretora geral da unidade.
 
Estrutura - A UPA Cruz das Armas foi inaugurada no dia 28 de dezembro de 2016, com área de 2,5 mil metros quadrados, 14 leitos, sendo três da sala vermelha, seis da sala amarela, três de pediatria e dois de isolamento. Além disso, a estrutura é constituída por cinco consultórios (três clínicos e dois pediátricos); salas para classificação de risco, raio x, medicação e inalação; farmácia; almoxarifado; laboratório de análises clínicas, vigilância epidemiológica e uma base descentralizada do Samu.
 
A equipe da unidade é composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos clínicos gerais e pediatras, bioquímicos, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos em radiologia, maqueiros, recepcionistas, serviços gerais e auxiliares administrativos.
 
Entre os casos atendidos na unidade, os mais comuns são: hipertensão arterial sistêmica (8.155), febre (5.242), gastroenterocolite aguda (4.381), cefaléia (3.643), infecções das vias aéreas superiores (3.464), infecção do trato urinário (3.343), vômitos (3.137), dor abdominal (3.229), amigdalite (2.394), virose (2.394).

 

 

Fonte: Secom-JP

Foto: Ivomar Gomes


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share