> NOTÍCIA

Publicado em 23/01/2018 18h45
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

Crianças de creche participam de implantação de horta escolar

O projeto contou com a participação dos pais das crianças que ajudaram na construção dos canteiros de plantio e do sistema de gotejamento

As crianças da creche Gerusa Olinda de Souza, no bairro José Américo, iniciaram, na manhã desta terça-feira (23), a implantação do projeto interdisciplinar “Pequenas mãos na horta”. Eles plantaram sementes de alface, cebolinha, coentro, além de outras hortaliças. Após colhido, tudo é servido na própria refeição das 114 crianças da unidade de ensino. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da coordenação de Educação Infantil e da coordenação de Educação Ambiental.
 
“A ideia da horta surgiu a partir da necessidade de conscientizar as crianças desde de cedo sobre uma alimentação saudável, sem agrotóxico, natural, além de incentivar as crianças a comerem produtos que são oferecidos na própria creche como frutas, legumes e verduras”, explicou a diretora, Geiza Freitas.
 
A diretora disse, ainda, que as crianças estão bem ativas no projeto e que novas ideias, como estimular os pais que estão desempregados a cultivar uma horta em casa, vão surgindo.
 
O projeto contou com a participação dos pais das crianças que ajudaram na construção dos canteiros de plantio e do sistema de gotejamento.
 
Elisa Almeida é mãe de Murilo da Silva, 2 anos. Ela acompanhou de perto todo o processo de implantação e sabe da importância dessa ação. “Nossos filhos estão aprendendo o que é certo, o que é uma alimentação saudável. E para nós isso é uma continuidade da nossa casa porque meu filho já pede para comer em casa o que ele consome aqui. Só temos que nos alegrarmos com esse projeto”.
 
Para a coordenadora da Educação Infantil da Sedec, Francineide Ribeiro, a ação tem um importante processo na formação das crianças. “Nós percebemos o encantamento deles na horta como, por exemplo, no plantio do feijão onde eles perguntam porque plantaram apenas três sementes e nasceram vários feijões. Eles aprendem a respeitar o ciclo da vida onde tudo tem tempo para plantar e tempo para colher”, disse ela.

 

 

Fonte: Secom-JP


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share