> NOTÍCIA

Publicado em 10/02/2018 10h37
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

Celeiro Espaço Criativo recebeu cerca de quatro mil pessoas em um mês

O Celeiro se consolidou como um importante espaço de visitação, inclusive no roteiro turísticos das operadoras de viagem

Por Luiz Carlos Lima

Inaugurado no início de janeiro pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o Celeiro Espaço Criativo, localizado no Altiplano, completa um mês de funcionamento neste sábado (10). Desde o início das atividades cerca de quatro mil pessoas passaram pelo local. O Celeiro se consolidou como um importante espaço de visitação, inclusive no roteiro turístico das operadoras de viagem, além de ser um espaço de comercialização de peças de arte e artesanato produzidas por artesãos locais.

O Celeiro é uma grande vitrine para o artesanato paraibano. O local está agregando, está absorvendo os artesãos, para que tenham mais um local de exposição, além das feiras. “O Celeiro tem desempenhado um papel fundamental no que diz respeito à difusão da cultura de nosso estado através da exposição e comercialização do artesanato, artes visuais e literatura paraibana. Além da relevância cultural, tem sido forte enquanto política de geração de renda. Cada dia mais, artesãos procuram o local para colocar em vitrine seus produtos, com destaque para artesãos vindos do interior do Estado”, disse a primeira-dama, Maísa Cartaxo, e coordenadora do programa João Pessoa Artesã (JPA).

Atualmente, o Celeiro Espaço Criativo está com exposição de peças e obras de 120 artesãos e 22 artistas plásticos de João Pessoa e cidades próximas. Os trabalhos reúnem, além de artesanato, cultura popular, artes visuais e design. Depois do Carnaval, o local irá ampliar as atividades, recebendo, também, eventos culturais, como lançamentos de livros e sarais poéticos, além de uma programação voltada à capacitação dos artesãos.

De acordo com Lúcia França, curadora do Espaço Criativo, o espaço se consolidou neste primeiro mês de funcionamento e há lugar para crescimento de atividades e fluxo de visitação. “Após o Carnaval vamos promover mais algumas ações como oficias e capacitação para os artesãos. Esse momento foi de consolidação e agora vamos avaliar o que podemos melhorar para oferecer mais uma opção não só de lazer, mas também uma forma de contribuição com a economia e com os artesãos”, disse.

Funcionamento - O Celeiro Espaço Criativo terá horário especial de funcionamento durante o período do Carnaval. Neste sábado (10), o funcionamento será normal: abertura às 9h e encerramento das atividades às 19h. A partir do domingo (11), e durante a segunda-feira (12), e terça-feira (13), o espaço estará fechado. O retorno às atividades acontece na quarta-feira (14), em horário normal: 9h às 19h. Fora de período de feriados, o Celeiro funciona de segunda à sexta-feira a partir das 9h até as 19h e no final de semana a partir das 10h às 19h.

Peças e exposições - As primeiras coleções ficarão expostas no local por cerca de dois meses, sendo repostas de acordo com a demanda das vendas e com a variedade de peças disponível por cada artista ou artesão.

Para expor seus trabalhos, os artistas e artesãos devem procurar a curadoria do Celeiro Espaço Criativo, nas terças e quartas, das 9h às 17h, e apresentar uma amostra do seu trabalho.  Um corpo curador fará a inscrição e analise das obras e peças, que devem obedecer a critérios de qualidade e acabamento previstos no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), além das tipologias, para que possam entrar na próxima exposiçã

Fonte: Secom/PMJP com foto de Dayse Eusébio

tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share