> NOTÍCIA

Publicado em 21/02/2018 23h07
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

SMS realiza ação de combate ao Aedes e promoção da saúde na UFPB

A atividade contou com aproximadamente 400 funcionários da limpeza e manutenção da universidade, orientados pelos agentes ambientais da SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio das Gerências de Vigilância Ambiental e Zoonoses e de Atenção Básica, realizou nesta quarta-feira (21), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti em todo o campus da universidade e de promoção a saúde, no Centro de Vivência.
 
“Essa parceria entre a prefeitura e a UFPB é muito importante, pois nossos agentes de vigilância ambiental estão transmitindo os conhecimentos aos agentes de serviços geral da universidade, capacitando-os para também realizar esse trabalho de cuidado e prevenção do Aedes e do Caracol Africano, que transmitem tantas doenças. Juntos multiplicamos o cuidado com a nossa população e enquanto isso ofertamos um cuidado a esses cuidadores com uma ação de promoção da saúde com oferta de diversos serviços”, comenta a secretária adjunta da SMS, Ana Giovana Medeiros.
 
A ação consistiu na realização de um trabalho preventivo de controle do mosquito e do caracol africano, incluindo a identificação de criadouros, coleta de resíduos e organização de resíduos sólidos. A atividade contou com aproximadamente 400 funcionários da limpeza e manutenção da universidade, orientados pelos agentes ambientais da SMS.
 
“Anteriormente realizamos uma palestra para esses funcionários da Universidade explicando a parte teórica. Hoje foi o momento da ação, de colocar em prática, nossos agentes estão orientando na prática o que deve ser feito e como proceder em cada situação. É uma ação de resolução rápida, mas de eficácia permanente uma vez que a aplicação do que foi aprendido será no dia-a-dia, tanto dentro do campus no momento de trabalho quanto na suas vidas pessoais”, explica o gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, Nilton Guedes.
 
Para o prefeito da cidade universitária, João Marcelo, a atividade em conjunto é importante para diminuir a incidência de focos e a propagação do mosquito não apenas na universidade. “Essa parceria é muito importante, porque sem o apoio da secretaria não seria possível executar uma ação desse tamanho. Nosso pessoal é capacitado, mas eles têm uma abrangência limitada e com essa parceria eles vão poder propagar cada vez mais”, disse João Marcelo.
 
Enquanto os Agentes de Vigilância Ambiental da SMS e os Agentes de Serviços Gerais da UFPB realizavam uma vistoria em todo o campus, no Centro de Vivência, serviços de promoção a saúde foram disponibilizadas aos funcionários e alunos da universidade como aferição de PA e glicemia, auricoloterapia, testes rápidos para ISTs e distribuição de preservativos.

 

 

Fonte: Secom-JP


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share