> NOTÍCIA

Publicado em 01/03/2018 11h21
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

Idosos participam de capacitação sobre prevenção de acidentes domésticos

O evento contou com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e área técnica de Saúde do Idoso da SMS

Thibério Rodrigues

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta quarta-feira (28) a abertura de uma série de capacitações voltadas para idosos e seus cuidadores sobre o cuidado em saúde e prevenção de acidentes domésticos. A atividade aconteceu no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena e integra um conjunto de ações do Programa Gerente Saúde, que busca melhorar a assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) em João Pessoa.
 
Além da palestra sobre os cuidados em saúde e a prevenção de acidentes domésticos, foram de serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, práticas integrativas, orientações nutricionais e posturais, além de aulão com atividades físicas. O evento contou com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e área técnica de Saúde do Idoso da SMS.
 
De acordo com a Ana Giovana Medeiros, secretária-adjunta de Saúde, serão realizadas palestras para cerca de 5.200 usuários que compõem os 94 grupos de idosos da rede municipal de saúde. “Hoje tivemos oito grupos operativos de idosos, mas as atividades acontecerão nas próprias Unidades de Saúde da Família para facilitar o acesso de todos que queiram participar, pois o objetivo é difundir as informações para todos os grupos”, afirmou.
 
Um dos participantes foi o aposentado Expedito Cavalcanti, de 89 anos, morador de Mangabeira. Ele comentou que acha importante saber como se prevenir. “A gente sabe que qualquer descuido pode comprometer nossa saúde, então é melhor tomar os cuidados necessários”, disse.
 
A geriatra e médica do Samu, Áurea Diniz, destacou o que será abordado ao longo das capacitações. “Estamos orientando os idosos sobre cuidado, prevenção, como acionar o Samu e como eles mesmos podem se proteger diante de determinadas situações, a exemplo de uma queda, estresse ou quando estiverem sentindo alguma dor aguda súbita. Pequenos detalhes fazem a diferença, principalmente numa situação de fragilidade, como é o caso do idoso”, explicou.
 
Capacitações - Ainda em relação ao cuidado com a pessoa idosa, a Gestão Municipal está realizando a capacitação para as os profissionais de diversas categorias que atuam na atenção básica acerca do correto preenchimento e utilização da caderneta da pessoa idosa, um importante instrumento expedido pelo Ministério da Saúde.
 
Gerente Saúde – Implantado desde maio em toda a rede de 198 equipes, distribuídas em 98 Unidades de Saúde da Família (USF), o programa estabelece uma série de medidas para aumentar a eficiência nos postos de saúde, gerando mais qualidade nos serviços oferecidos pela rede, o que já vem sendo constatado através do Monitoramento do Índice de Satisfação dos Usuários.
 
Como parte do programa, a PMJP tem promovido capacitações voltadas aos profissionais da Atenção Básica. Já foram realizadas qualificações direcionadas a várias áreas de assistência, incluindo primeiros socorros, atendimento ao usuário do SUS, entre outros.
 
Saúde do Idoso – Para o cuidado com a população idosa, a SMS dispõe do Centro de Atenção Integral a Saúde do Idoso (Caisi), um serviço que há 10 anos garante uma assistência integral a este público. Atualmente são mais de 12 mil usuários cadastrados no serviço. Além do Caisi, a Rede Municipal de Saúde atende aos idosos por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), Academias de Saúde, Projeto João Pessoa Vida Saudável, Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e de toda a rede hospitalar.

 

 

Fonte: Secom-JP

Foto: Ivomar Gomes


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share