> NOTÍCIA

Publicado em 07/03/2018 14h26
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

Secretaria de Saúde oferta diversos serviços voltados para o público feminino

Os serviços e exames são ofertados na rede própria e conveniada e para ter acesso, a usuária deve passar pela atenção primária.

As mulheres representam a maioria da população residente no município de João Pessoa, 53,2%, e são as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados do Ministério da Saúde. Para esse público, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferta um cuidado contínuo com diversos serviços que vão desde a atenção primária até a alta complexidade.

A Área Técnica de Saúde da Mulher é responsável pelas ações voltadas ao público feminino, a exemplo de assistência ao pré-natal, incentivo ao parto natural e a redução do número de cesáreas, redução da mortalidade materna, enfrentamento da violência contra a mulher, planejamento familiar, entre outras ações que funcionam de forma integrada entre a Atenção Básica, Atenção Especializada e Rede Hospitalar da SMS.

De acordo com Amanda Romera, coordenadora da Área Técnica da Saúde da Mulher, os serviços ofertados pela SMS a esse público são baseados na Política de Atenção Integral de Atenção à Saúde das Mulheres (PNAISM), do Ministério da Saúde. “Nosso trabalho está focado nos eixos prioritários que, de acordo com o Ministério da Saúde, são a Rede Cegonha, Rede Oncológica e a Atenção Clínico-Ginecológica”, explica.

Os serviços e exames são ofertados na rede própria e conveniada e para ter acesso, a usuária deve passar pela atenção primária, com o atendimento nas Unidades de Saúde da Família onde será encaminhada aos serviços e consultas especializados, sempre que necessário. “É importante que as mulheres saibam que na Rede Municipal de Saúde elas encontram assistência completa para cuidar da sua saúde, desde a assistência da atenção básica com atendimentos mais simples nas Unidades de Saúde da Família a atendimentos mais complexos, tanto na nossa rede própria quanto na conveniada”, destaca Amanda Romera.

Rede Cegonha – É a rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Na Rede Municipal, os serviços da Rede Cegonha incluem o planejamento reprodutivo, atenção obstétrica e atenção às situações de abortamento. Dentro desses serviços, a usuária tem acesso à distribuição de anticoncepcionais orais e injetáveis, colocação do Dispositivo Intrauterino (DIU), laqueadura tubária e vasectomia para os parceiros, acompanhamento das gestações tanto de risco habitual quanto as de alto risco.

Rede de Atenção Oncológica – Oferta serviços e exames para a prevenção, tratamento e controle do câncer de colo de útero e prevenção, tratamento e reabilitação após o câncer de mama.

Na Rede Municipal os serviços direcionados ao diagnóstico, prevenção e controle do câncer de colo de útero são: coleta de citopatológico de colo de Úútero, colposcopia, Exerese da Zona de Transformação do Colo Uterino – CAF e biopsia e tratamento cirúrgico, quimioterapia e radioterapia.

Já os direcionados ao diagnóstico, prevenção, controle e reabilitação do câncer de colo de mama são: exame clínico das mamas, atendimento com mastologista, ultrassonografia mamária, mamografia, punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) e biópsia, Punção por Agulha Grossa (PAG) e biópsia, tratamento cirúrgico, quimioterapia e radioterapia e cirurgia plástica reparadora.

Atenção Clínico-Ginecológica – São as ações voltadas ao acompanhamento do climatério e menopausa, à prevenção, tratamento e controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais, às vítimas de violência e às populações vulneráveis e específicas.

Dentro desse eixo são ofertados serviços como testes rápidos, sorologias e tratamento e acompanhamento médico em casos de IST, métodos contraceptivos de emergência e profilaxia pós-exposição, em casos de atendimento às vítimas de violência, atendimento em urgências ginecológicas e tratamento cirúrgico quando necessário, além de acompanhamento médico nos serviços de atenção a saúde.

Mais informações sobre serviços e ações voltados à saúde da mulher estão disponíveis no link: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/saude/saude-da-mulher/


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share