> NOTÍCIA

Publicado em 20/03/2018 20h13
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

Fundac e UFPB garante 80 vagas para a socioeducação em curso

As aulas tiveram início no sábado (17), na Central de Aulas – Campus I, da UFPB, e contaram com a participação de professores e técnicos da Fundação

Mais uma parceria foi firmada entre a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) e a Universidade Federal da Paraíba, desta vez, sob a articulação entre a Diretoria Técnica da Fundac, por meio dos eixos Educação e Suporte Institucional e Pedagógico e o Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos NCDH/UFPB, que garantiu 80 vagas no curso “Educação em Direitos Humanos”, para socioeducadores do estado da Paraíba. As aulas tiveram início no sábado (17), na Central de Aulas – Campus I, da UFPB, e contaram com a participação de professores e técnicos da Fundação.

 

Segundo Roberta Alencar, coordenadora do eixo Educação da Fundac, o curso “Educação em Direitos Humanos”, proposto pelo Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB, disponibilizou 80 vagas para professores e técnicos das unidades socioeducativas de João Pessoa e Campina Grande (curso iniciado) e 20 vagas para Sousa. “O curso é semipresencial, tem a duração de 6 meses e carga horária de 180h. Serão quatro encontros presenciais e o resto por ensino a distância, pela plataforma moodle”, explicou Roberta.

 

Coordenado pela professora Marlene Helena de Oliveira, o curso tem a supervisão dos técnicos-pedagógicos Alexandre Antônio Gili Nader e Maria de Nazaré Tavares Zenaide e possui sete disciplinas em sua estrutura curricular: Introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem; Teoria e História dos Direitos Humanos na América Latina; Fundamentos da Educação em/para os Direitos Humanos; As Questões Étnico-raciais e os Direitos Humanos; Educação em Direitos Humanos, Gênero e Diversidade Social; Direitos da Criança e do/a Adolescente; e Plano de Ação e Metodologia em Educação em Direitos Humanos.

 

Para Érica Renata, coordenadora do eixo Suporte Pedagógico e Institucional da Fundac, a visão integralizada  dos direitos humanos garante uma atuação voltada para formação dos sujeitos de direitos buscando a construção de uma educação com foco na promoção e defesa do sujeito no âmbito escolar. “A discussão da educação em/para direitos humanos voltada para as práticas pedagógicas socioeducativas fortalece a visão pedagógica e humanizada das medidas, visto que proporciona uma leitura crítica das práticas pedagógicas na escola em tempo integral”, disse Érica.

 

Fonte: Secom-PB


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share