Onaldo Queiroga

Onaldo Queiroga

Juiz de Direito, Escritor, grande admirador das obras de Luiz Gonzaga, nascido na cidade de Pombal (PB), mora e exerce o cargo de Juiz de Direito atualmente na capital João Pessoa.

> ARTIGO

Publicado em 12/05/2018 00h00
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

O tempo e a família

Vivemos sem tempo para momentos de reflexões. Cada um busca vencer a velocidade do tempo e corre-se muito, porém, quase sempre visando à satisfação de algo material. Com isso, o tradicional encontro da família no café da manhã, no almoço ou no jantar, torna-se a cada dia algo mais difícil de ocorrer.

Infelizmente é a realidade, embora tais momentos sejam de importância inconteste para o fortalecimento da família, pois sentados à mesa, pais e filhos, além de compartilharem o alimento e o diálogo, podem nesses instantes, de mãos dadas, agradecer a Deus por mais uma ceia.

Contudo, reina no mundo uma competição impiedosa, imposta pela sociedade dos dias atuais, que vem, cruelmente, distanciando os membros da família. Pais buscam remuneração que lhes permitam manter o sustento da família, e, muitas vezes cansados das tarefas diárias, cedem às pressões dos filhos, com o pensamento equivocado de que, se lhes derem o material, estarão atingindo o intento de educá-los para a vida. Já os filhos às vezes, distantes dos olhos dos pais, buscam sozinhos estudar, conhecer as letras, o amor, o sexo, a bebida alcoólica e nesse contexto terminam, algumas vezes, encontrando abismos difíceis de superar, como é o caso do doentio e doloroso caminho das drogas.

São inúmeros os aspectos que causam a desagregação familiar. Um deles merece destaque, que é a ausência de tempo reservado atualmente pelos membros da família, para uma convivência que possibilite uma interação onde esteja presente não só o diálogo, mas a orientação educacional, o lazer, o amor e a comunhão da fé. Parafraseando Emmanuel, os educandários podem instruir, mas só a família pode educar, por isso, a universidade faz o cidadão, mas só o lar edifica o homem.

 


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share