> NOTÍCIA

Publicado em 08/06/2018 17h32
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

Samu capacita idosos de USF sobre prevenção de acidentes domésticos

Para a dona de casa Maria Gomes da Silva, de 62 anos, a capacitação vai beneficiar não só a ela, mas a toda sua família

Thibério Rodrigues
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de João Pessoa realizou, nesta sexta-feira (8), mais uma capacitação sobre prevenção de acidentes domésticos e cuidados com a saúde. Desta vez, a ação foi voltada para os idosos da Unidade de Saúde da Família (USF) Sítio Mumbaba, no Bairro das Indústrias.  
 
Durante a atividade, profissionais do Samu orientaram os idosos sobre cuidados, prevenção, como acionar o serviço e como eles mesmos podem se proteger diante de determinadas situações, a exemplo de quedas, estresse ou quando sentirem dor aguda súbita.
 
De acordo com a secretária-adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros, a ação faz parte de uma série de capacitações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para os usuários dos serviços de Atenção Básica da rede municipal. “Estamos visitando todas as unidades de saúde da família para promover qualidade de vida aos idosos para que eles possam ter uma velhice saudável e ativa”.
 
Para a dona de casa Maria Gomes da Silva, de 62 anos, a capacitação vai beneficiar não só a ela, mas a toda sua família. “Foi maravilhoso poder aprender como me prevenir de acidentes e tantas outras situações. Assim, vou levar esse aprendizado para mim e para minha família”, disse.
 
Saúde do Idoso – Para o cuidado com a população idosa, a SMS dispõe do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), um serviço que há 10 anos garante uma assistência integral a este público. Atualmente são mais de 12 mil usuários cadastrados no serviço.
 
Além do Caisi, a Rede Municipal de Saúde atende aos idosos por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), Academias de Saúde, Projeto João Pessoa Vida Saudável, Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e rede hospitalar.

 

 

Fonte: Secom-JP


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share