Onaldo Queiroga

Onaldo Queiroga

Juiz de Direito, Escritor, grande admirador das obras de Luiz Gonzaga, nascido na cidade de Pombal (PB), mora e exerce o cargo de Juiz de Direito atualmente na capital João Pessoa.

> ARTIGO

Publicado em 19/06/2018 11h28
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

O menino, a chuva e o sertão

Só quem é do mato sabe o que representa despedir a estiagem, que na curva da estrada faz seu caminho para o oco do mundo.

Com relâmpagos cortando os céus e sob o som amedrontador dos trovões, a seca vai embora e os meninos abrem veredas correndo sob as águas do inverno. Parando a cada biqueira, molhando o corpo e lavando a alma, os moleques seguem sem medo de raios que rasgam o mundo e plantam fogo no chão. Correm felizes pela amplidão de um mundo chamado sertão.

É por isso, que sempre que a chuva vem boas recordações também me chegam. Um dia fui menino e vivi, por muitas vezes, as bênçãos das invernadas sertanejas. Eram manhãs e tardes de muita água. Com a molecada eu saía pelas ruas, ganhava as calçadas tomando banho de chuva que nos atraía para o mundaréu d'água que caía fortemente do céu sertanejo. Era o batismo para a felicidade.

Se o sertão é querido e lindo, imaginem quando se veste do belo verde, regado pelas águas do inverno, que logo contagia todos com esperança e alegria. Naquele tempo menino, a chuva já nos encantava, pois era lindo vê-la abraçando o sertão, ver os clarões dos relâmpagos e ouvir os trovões sacudir paredes e acordar o surdo mundo.

Voltar ao sertão no tempo de chuva é algo divino. Mesmo sabendo que o passado não volta, todavia, a chuva do presente permite o reencontro, no imaginário, do atual com o outrora feliz. Somos impulsionados a mergulhar nas águas das novas chuvas, levando nosso pensamento a voar longe e, assim, acreditarmos que novamente somos criança.

A verdade é que não há banho de chuveiro, de banheira, de piscina, de mar, de cachoeira, de açude, de rio e de riacho, que seja melhor do que um banho de chuva no sertão de meu Deus.

Onaldo Queiroga


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share