> NOTÍCIA

Publicado em 06/07/2018 00h00
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

Gira Mundo: conhecimentos adquiridos são retransmitidos aos colegas da escola

O programa Gira Mundo é voltado para os alunos matriculados na segunda série do Ensino Médio da Rede Estadual

Por Assessoria

Transmitir o conhecimento adquirido como agradecimento. Essa foi a forma que a aluna Isabely Matos, de 17 anos, encontrou, para mostrar o agradecimento pela oportunidade de conhecer outro país e poder estudar outra língua e aprender uma cultura diferente. A rica experiência foi vivida por Isabely em 2017, por meio do programa Gira Mundo. A estudante do Lyceu Paraibano foi selecionada para realizar o intercâmbio na Espanha, mais precisamente na província de Cadís, junto com outros alunos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba.

Hoje, Isabely e seus amigos, Maria Rita Lira e Iverson dos Santos, repassam os conhecimentos adquiridos por meio do Gira Mundo para outros alunos da sua escola. “Queremos ajudar outros alunos que, assim como nós, estudam em escola pública e por serem de baixa renda, sempre acharam que não teriam acesso a esse tipo de oportunidade. Mostramos a eles, com a nossa experiência, que o Gira Mundo pode mudar essa realidade”, explicou a aluna.

“A ideia surgiu também porque lá na Espanha percebemos que os estudantes aprendem várias línguas desde cedo, pela proximidade dos países na Europa. Então pensamos em ajudar os nossos colegas e já conseguimos sucesso com aprovações para o Gira Mundo 2018”, contou Isabely Samara, comemorando a aprovação de dois alunos que participaram do Clube de Línguas, criado por ela e seus amigos.

O Clube de Línguas iniciou suas atividades no início deste ano e contou com aulas extras todos os dias após o horário escolar, para 23 alunos inscritos. Com a seleção de dois dos alunos para participar do programa agora em 2018, os alunos multiplicadores sentem que cumpriram o seu dever.

“O Gira Mundo mudou completamente a minha vida pois mostrou que é possível realizar o sonho de conhecer outras culturas e aprender ainda mais. Essa experiência mudou a forma como eu vejo a vida agora, pois sei que com esforço podemos conquistar tudo que desejamos”, finalizou a estudante.

O Programa – O programa Gira Mundo é voltado para os alunos matriculados na segunda série do Ensino Médio da Rede Estadual da Paraíba e visa oportunizar o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino. Ao regressarem do intercâmbio, os estudantes tornam-se multiplicadores do Programa Gira Mundo em suas regiões e desenvolvem ações voltadas ao aprimoramento da educação no estado da Paraíba. O objetivo é motivar os alunos da rede pública estadual de educação na busca de melhor formação e desempenho na escola.

Os estudantes, durante sua estada, residem em casa de famílias nativas e cursam um semestre letivo em escolas de nível médio. Os aprovados recebem bolsa auxílio. As passagens, emissão de passaporte e visto, moradia, alimentação, transporte e seguro saúde para intercambistas, em um período de cinco meses (um semestre letivo) bem como todos os serviços supracitados, são de responsabilidades da empresa de intercâmbio licitada pelo Governo do Estado.

Fonte: Secom/PB

tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share