> NOTÍCIA

Publicado em 01/08/2018 23h04
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

Banco de Leite Zilda Arns promove Semana Mundial de Aleitamento Materno

Ao longo do mês, as unidades de saúde da família (USF) também realizarão ações educativas de incentivo ao aleitamento materno

Thibério Rodrigues

O Banco de Leite Zilda Arns vai promover uma série de atividades em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno. A programação tem início nesta quarta-feira (1º) e segue até o dia 7 de agosto no Instituto Cândida Vargas (ICV). Ao longo do mês, as unidades de saúde da família (USF) também realizarão ações educativas de incentivo ao aleitamento materno.
 
De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Daniele Maciel, o principal objetivo da ação é reforçar a importância da amamentação e os benefícios do leite materno. “É uma alimentação universal, pois proporciona o equilíbrio do ser humano até o final de sua vida, prevenindo doenças, infecções e a desnutrição, além de contribuir na redução dos índices de mortalidade infantil”.
 
Com o tema “Amamentação é a base da vida”, a programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno no ICV contará com promoção do aleitamento materno nos alojamentos, palestras, rodas de conversa e atividades artísticas para as mães, além de oficinas e cursos para profissionais da maternidade e das unidades de saúde da família.
 
Doação de leite materno - A ação também incentiva a doação do leite materno. “As mulheres que têm leite excedente podem ser doadoras e estarão contribuindo de forma especial para a amamentação de bebês que precisam do leite materno”, disse a coordenadora do Banco de Leite.
 
Para as mulheres que querem ser doadoras, o Banco de Leite Zilda Arns possibilita a doação em domicílio. Para participar, basta ligar para o telefone 3015 1555 e fazer o cadastro. A doadora receberá em casa um kit com os recipientes de vidro e tampa de plástico esterilizados, máscara e gorro, para coletar o leite.

O Banco de Leite possui um posto de coleta no ICV, com atendimento das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. No local, são disponibilizadas informações sobre os procedimentos de doação. Para ser doadora, a mulher não pode ter doença infectocontagiosa, como Aids, sífilis e hepatites, entre outras, nem ter tomado medicamento de uso contínuo, como psicotrópicos.  

Atualmente, o Banco de Leite conta com aproximadamente 65 doadoras e recebe uma média mensal de 70 litros de leite materno para os bebês prematuros que nascem no ICV. Além do leite materno, o Banco de Leite também incentiva a doação de frascos que são utilizados para a montagem dos kits de coletas. O recipiente precisa ser de vidro e com tampa de plástico, como os utilizados em embalagens de café solúvel ou maionese.

Agosto Dourado – No dia 12 de abril de 2017 foi sancionada pelo Presidente da República, a lei nº 13.435 que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno, o Agosto Dourado.

 

Fonte: Secom-JP


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share