> NOTÍCIA

Publicado em 06/08/2018 22h58
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

Gestantes da cidade de Malta visitam a Maternidade de Patos

A visita faz parte do projeto “Acolher’ que tem o objetivo de orientar as gestantes sobre seus direitos

Um grupo de gestantes da cidade de Malta, que são atendidas nas unidades de saúde do município conheceram, no último dia 31, as dependências da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, que será a unidade que as acolherá no momento do parto. A visita faz parte do projeto “Acolher’ que tem o objetivo de orientar as gestantes sobre seus direitos, mostrar o ambiente onde elas farão seu parto e contribuir para que as futuras mamães vivam a experiência de se tornarem mães de uma forma mais tranquila.

Durante a visita, que passou pelo Serviço Social, recepção, alojamentos, refeitório, a UCIN, a sala de parto humanizado, o alojamento Mãe-Canguru, o Banco de Leite, entre outras dependências da Maternidade com exceção das UTI’s e Bloco Cirúrgico, as gestantes foram acompanhadas pela gerente de Enfermagem da Maternidade, Milene Nunes. Elas conheceram as instalações, os profissionais, a estrutura e os cuidados que terão em um dos momentos mais importantes de suas vidas. Também ouviram palestras sobre os direitos que têm como pacientes, incluindo, ai a opção por ter um acompanhante, além de orientações do que ela pode levar para a Maternidade, inclusive sobre os documentos necessários para atendimento, além de uma palestra sobre a doação de leite, com a coordenadora do Banco de Leite, Joana Sabino e ainda orientações sobre parto humanizado.

O projeto ‘Acolher’, idealizado pela Psicóloga, Técnica de Enfermagem e atual vereadora de Malta, Maria Lidiana Gomes, com apoio das enfermeiras Ligia Karla e Nallygi Gyanca e Rosalba Dantas, realizou, ano passado, a mesma visita com outro grupo de gestantes. “É sabido que a questão emocional na hora do parto às vezes atrapalha e na medida em que as gestantes conhecem o espaço onde terão seus bebês e se familiarizam com a rotina da Maternidade, isso traz uma tranquilidade maior”, argumenta Lidiana. Além da visita à Maternidade, o projeto, que começou em maio de 2017, inclui a realização de encontros trimestrais com as gestantes do município.

Depois da visita, segundo a vereadora, os depoimentos de aprovação, de encantamento com os espaços e com a estrutura da maternidade, na forma como as pacientes são acolhidas, foram unânimes. “Tanto nesta, quanto na visita anterior, pude constatar que elas ficaram aliviadas, pois tiveram a certeza de que serão bem acolhidas e assistidas pela unidade quando vierem ter seus bebês”, disse Lidiana, lembrando que o projeto tem o apoio da Secretaria de Saúde de Malta que disponibiliza o transporte do grupo.

“Essa iniciativa é muito importante, pois apesar de muita gente conhecer e saber dos nossos diferenciais enquanto unidade de saúde referência na assistência às gestantes, inclusive, em gravidez de alto risco, no tocante à estrutura, equipamentos, equipes, instalações, etc, nada substitui uma visita como essaTenho certeza que essas gestantes quando chegarem aqui para terem seus filhos virão mais tranquilas, pois já conheceram toda a nossa estrutura”, destaca o diretor geral da unidade, Dr. Umberto Marinho Júnior.

 

Fonte: Eliane Sobral


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share