> NOTÍCIA

Publicado em 06/08/2018 23h24
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

Saúde promove Curso Básico de Vigilância Epidemiológica

Durante a capacitação, assuntos como o diagnóstico, tratamento, riscos, formas de infecção e notificação de casos de hepatite entrarão em discussão

Começaram, nesta segunda-feira (6), as atividades do Curso Básico de Vigilância Epidemiológica das Hepatites Virais. O treinamento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A capacitação segue, até esta quarta-feira (8), em João Pessoa, e conta com a participação de representantes do Ministério da Saúde e profissionais de Vigilância Epidemiológica de todos os estados do Nordeste.

Durante a capacitação, assuntos como o diagnóstico, tratamento, riscos, formas de infecção e notificação de casos de hepatite entrarão em discussão.

“Estamos imensamente satisfeitos pela oportunidade de sediar este encontro. No nosso estado temos muitas ações voltadas à Vigilância Epidemiológica das Hepatites Virais. Cerca de 97% dos pacientes para hepatite têm atendimento sustentável na Paraíba. Essa troca de experiências com outros estados serve para que possamos otimizar a notificação dos casos e, consequentemente, melhorar as estatísticas também”, ressaltou a chefe do Núcleo de Hepatites Virais da SES, Rosa Maria.

A enfermeira Márcia Frigério, uma das apoiadoras do Ministério da Saúde, reforçou a importância dos profissionais que participam da qualificação multiplicarem os conhecimentos adquiridos em seus estados. Ela comentou, ainda, que é um desafio transformar a vigilância da hepatite em uma prioridade.

“Todas as informações devem ser repassadas aos profissionais de Atenção Básica, laboratórios, assistência e as demais equipes que trabalham diretamente com a Vigilância Epidemiológica. São várias áreas de conhecimento que trabalham juntas e, portanto, são diversos saberes que devem dividir a responsabilidade”, orientou Márcia.

 

Fonte: Secom-PB


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share