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Publicado em 19/11/2018 11h21
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Como melhorar processos em um negócio e gerar bons resultados

Consultor empresarial esclarece que a análise de processos deve ser aplicada no dia a dia

Por Daiana Barasa

Quando temos um negócio a preocupação maior geralmente são os lucros e a satisfação dos clientes. Para garantir esses resultados, é essencial levar em conta uma série de sistemas que fazem parte da gestão interna.  Aqui vamos explicar como melhorar processos internos primordiais para manter a empresa competitiva a longo prazo.

Contamos com a orientação do consultor empresarial, Adriano Nodari, sobre as melhores técnicas em gestão para manter tudo em ordem. Confira quais são e por onde começar.

Defina o que é prioridade nos processos da sua empresa

Levando em consideração o setor em que o negócio atua vai apontar todos os principais processos, como estoque, vendas, atendimento e gestão de pessoas, por exemplo.

O consultor de empresas explica que a análise de processos deve ser aplicada no dia a dia da empresa e não necessariamente diante de uma crise. “Não espere os problemas chegarem, é essencial saber evitar gastos desnecessários e a importância de uma equipe bem orientada”, acrescenta.

A princípio, faça uma lista a começar pelos setores que mais possui dificuldade de manter em ordem, assim como os colaboradores envolvidos. O que pode melhorar nesse setor é uma pergunta que ajuda a pensar em estratégias futuras.

Seguir esse passo traz uma visão geral sobre os processos e permite analisar cada um conforme suas urgências, características e importância para toda a estrutura da empresa.

Faça análises mensais e acompanhe diariamente

Seguir processos é o princípio que rege uma empresa organizada e comprometida. Mesmo diante de formatos administrativos mais livres, algumas etapas como acompanhamento de fluxo de caixa, atenção ao capital de giro e outros mais técnicos, não podem ficar de fora.

“Não é obrigatório que o empresário domine todas as etapas da gestão de uma empresa, mas é valioso que ele tenha o conhecimento necessário para identificar problemas simples dentro dos processos, organizar e saber solucioná-los”, explica o consultor de empresas.

Treine a equipe

Uma das maneiras mais eficientes de melhorar os processos internos da empresa é apostar na liderança eficiente e gestão da equipe. Após listar todos os setores e delegar a responsabilidade para cada integrante a próxima etapa é pensar em soluções que possam ajudar a manter a organização ou otimizar o tempo para outras tarefas mais produtivas.

É de suma importância que os colaboradores estejam engajados na cultura organizacional e tenha total abertura para apontar suas queixas e o que acha que pode melhorar.

Antes era comum o gestor definir sozinho medidas e soluções para o negócio. Atualmente, as grandes empresas reconhecem que os colaboradores são peças essenciais e podem participar diretamente apontando soluções para o setor em que atua.

“Ouvir, observar e investir em treinamento da equipe sempre que necessário faz toda a diferença quando falamos de empresas engajadas e competitivas no mercado. As pequenas empresas ganham vantagem por unir setores facilmente e propiciar essa troca”, argumenta.

Saiba a importância da integração assertiva dos setores

Mais uma vez a comunicação estratégica fazendo total diferença quando o assunto é como melhorar os processos internos. Pequenas empresas também possuem departamentos e um colaborador responsável por gerenciar, portanto, também deve construir a integração por meio da troca de informações.

“A dica é manter os objetivos e valores da empresa claros para todos os setores e funcionários em cada etapa. Uma vez que o financeiro sabe do interesse de investir em mais campanhas de marketing e o retorno que essa estratégia gera, os responsáveis podem sinalizar a equipe de marketing quando o orçamento for propício para essa situação”, orienta.

Os setores que atuam de forma integrada ganham vantagens competitivas e contribuem no crescimento da empresa de forma espontânea com menos burocracias, comunicação clara e direta.

Invista em tecnologia


Embora tenha ficado para o final da lista, essa é uma das principais etapas para melhorar os processos internos da empresa após a gestão de pessoas e treinamento da equipe.

Existem inúmeros softwares de gestão que não só ajudam a aliviar os processos e a facilitar o trabalho, como também combatem aos prejuízos financeiros por meio de registros eficientes, rigorosos e muito simples de acompanhar de onde estiver.

Os softwares de gestão não substituem trabalhos como a análise e a tarefa de preencher informações importantes. Ainda assim é preciso ter pessoas comprometidas nessa etapa que possam organizar todos os dados diariamente e comunicar sobre a situação financeira da empresa.

“Os softwares ainda exigem profissionais treinados e comprometidos para esse gerenciamento e a responsabilidade necessária para manter as finanças, estoque e outras informações em ordem”, conclui Nodari.

Fonte: Assessoria de Comunicação

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