Espaço do Cidadão

Espaço do Cidadão

> ARTIGO

Publicado em 11/09/2012 11h10
  • Tamanho da letra
  • A-
  • A+

Bira e a ditadura do ´Reino Ricardista`

Kiara Fialho

Democracia - governo do povo; sistema de governo que se caracteriza pela liberdade do ato eleitoral, pela divisão dos poderes e pelo controle da autoridade. Assim consta em alguns dicionários da língua portuguesa, mas para nós, povo brasileiro, seu significado é muito além do linguístico.

A palavra democracia significa tudo que resistimos e lutamos para conquistar pós-golpe de 64. Representa a brava resistência da nossa esquerda através de suas guerrilhas, da UNE – União dos Estudantes, dos livros enterrados nos nossos quintais, retirados na calada da noite e queimalos.

É darmos a Bira o direito constitucional de exercer plenamente a livre expressão e o contraditório, de defender seus pontos de vista dentro de um grupo sem com isso desrespeitá-lo ou feri-lo, nem tampouco ser infiel.

Democracia para nós é relembrar o processo político de nossa recente história como:

Diretas Já - Quando fomos às ruas vinte anos pós-ditadura de verde e amarelo gritando com toda força, coragem e inquietude – Diretas já! Precisávamos dar um basta a toda estagnação, salvo a economia, pois aquele período foi por muitos considerado perdido pelo retrocesso que se instalara em nosso país, a não ser pelos festivais culturais com letras e músicas até hoje memoráveis, o teatro com toda sua genialidade conseguia mesmo com a censura repassar mensagens de resistência contra a ditadura a exemplo da peça Roda Viva e o teatro oficina de José Celso Martinêz e Cláudio Correia e Castro.

Era hora de usarmos as cores de nossa bandeira, de enchermos os olhos de lágrimas ao cantarmos o nosso hino e esquecer o slogan que nos empurraram goela a dentro “Ame-o ou deixe-o”. Era um basta. O Brasil novamente teria um regime democrático.

Impeachment – Fernando Collor de Melo. Outro momento marcante a história de nossa democracia. Resgata a UNE até então adormecida pós 60. Fomos às ruas agora não mais de verde e amarelo, mas de preto. Era hora de retirar aquele que através de uma forte campanha de mídia construída pela agência DM9 conseguiu passar a imagem de um jovem esportista, preparado e com ideias novas, prometendo ao povo introduzir o Brasil no rol dos países de primeiro mundo através de investimentos na indústria automobilística e tecnológica. Até que uma série de escândalos envolvendo empresários poderosos e um caixa dois escandalosamente milionário são a gota d’água para os cara-pintadas tirarem de cena uma farsa.

Lula – Precisávamos viver todos esses golpes para vencermos nossos preconceitos e finalmente colocar um líder no poder. Ex-operário pobre, sem origem nobre, sem formação superior, nordestino e que na juventude morara em casa de pau-a-pique. Foi esse líder sindicalista do ABC paulista quem realizou em oito anos de governo o que nenhum outro fez:

a) Na educação – projetos como PROJOVEM, EJA, PROUNI, Cota para negros e pardos nas universidades;
b) Investimentos nas políticas públicas de saúde;
c) Elevação da renda per-capita com elevação real do salário e salário mínimo;
d) Inserção do país definitivamente no rol de países com respeitabilidade internacional.
Ainda falta? Falta sim muito ainda a ser feito, mas a gente chega lá. Porém foi esse homem e líder chamado Luís Inácio Lula da Silva que nos deu algo que só podemos traduzir em uma única palavra – dignidade.

Paraíba hoje – Nosso Estado vivencia um momento parecido com a história política do nosso país durante a ditadura. A luta hoje é pela mesma palavra que iniciamos nosso texto e citamos no destrinchar do mesmo – Democracia. Essa palavra para nós pessoenses e paraibanos é lutar por um candidato que simboliza todo um trabalho voltado para as políticas igualitárias em nossa capital.

Democracia para nós pessoenses hoje é garantir o direito legítimo do cidadão Ubiratan Pereira a ser candidato a vereador por João Pessoa pelo seu partido de filiação e ideais – PSB.


Jornalista


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share