Miguel Nicolelis e Macaíba

Macaíba é um município do Estado do Rio Grande do Norte localizado a 14 km da capital, Natal. Apesar da aproximação territorial de Macaíba com Natal, o município apresenta uma alta concentração de analfabetos e alta taxa de mortalidade infantil. Ela é considerada uma das cidades mais pobre da região. Entretanto, foi exatamente nessa região que o cientista brasileiro Miguel Nicolelis idealizou o Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS).

A revista Scientific American considerou o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis como um dos 20 mais influentes do mundo. O cientista estuda o cérebro, órgão responsável pelos nossos movimentos, pensamentos, escritos e leitura.

Segundo Miguel Nicolelis, uma das missões do IINN-ELS é a realização de pesquisas de ponta para que venham contribuir com o desenvolvimento econômico, social e educacional do Rio Grande do Norte e de todo o Nordeste do nosso país. Além da pesquisa científica de ponta, os programas elaborados estão vinculados a iniciativas sociais e educacionais, baseados principalmente no desenvolvimento da educação da criança e na assistência primária a saúde da mulher. Seus trabalhos mostram sensibilidade com as transformações sociais, investindo no ser humano.

Um projeto revolucionário, entre outros, é denominado de Educação para toda a Vida, cujas crianças são seguidas desde o útero até chegarem à universidade. A importância desse projeto é relatada por Nicolelis: o projeto vai permitir atuar numa nova área do conhecimento, a neuroeducação. Vamos poder estudar o desenvolvimento humano, desde o período intrauterino até o fim da adolescência, e fazer com que a neurociência contribua com as estratégias pedagógicas. O pedagogo ensina o cérebro e o neurocientista a entender como o cérebro aprende, mas um não fala com o outro. De tudo o que aprendemos, nos últimos anos, sobre como o cérebro armazena informação, como a memoriza, nada disso é aproveitado.

As ações desenvolvidas por Nicolelis e sua equipe vão transformar Macaíba-RN em um dos maiores centro de referência de pesquisa e desenvolvimento humano do mundo, mostrando que com sonhos e determinação é possível realizar as transformações desejadas, mesmo em uma localidade pobre. Portanto, Macaíba é a esperança de que no futuro poderemos ter um ser humano melhor e mais inovador.

Luiz Renato de Araújo Pontes
Professor e pesquisador da UFPB professorluizrenato@gmail.com

Hilton Maia
Graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em Direito Civil e Processual Civil pela CPC - Marcato, em parceria com a Universidade Dom Bosco, ex-funcionário da Caixa Econômica Federal (CEF), com larga experiência gerencial, participante de vários cursos de gestão ofertados pelo Programa Haward Mananger e é hoje o diretor jurídico do escritório Hilton Maia Advocacia & Consultoria, professor universitário, colunista jurídico e doutorando em Direito Civil na Universidade de Buenos Aires.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui