Plataforma paraibana passará por evolução tecnológica para oferecer serviços inovadores aos pequenos empresários

Programas de pagamentos como o PIX e plataformas de open banking prometem revolucionar a vida financeira dos brasileiros a partir de novembro. De olho nesse novo mercado, o sistema de controle financeiro YpControl passará por uma evolução tecnológica para oferecer serviços inovadores aos pequenos e microempresários, como análise de crédito, cadastro positivo e operações bancárias por intermédio do PIX e Open Banking.

Para isso, o YpControl contará com aporte do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação – Fundeci, do Banco do Nordeste, que apoia projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com vistas à melhoria da produtividade e competitividade dos setores econômicos da região.

O projeto vai desenvolver a integração do sistema com agentes financeiros, empresas de meio de pagamentos e instituições reguladoras para agilizar e facilitar as operações de crédito, recebimento, pagamento e controle financeiro de pequenos negócios, inclusive o MEI (Microempreendedor Individual), possibilitando o acesso a serviços financeiros mais alinhados às suas necessidades, de menor custo e com menos burocracia.

O aporte financeiro também será utilizado para construir uma camada de segurança que operacionalize os processos exigidos pela Lei 13.709, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que vai impactar diretamente as operações financeiras que utilizam dados sensíveis do consumidor final, garantindo que os dados transacionados pela plataforma não sejam capturados para outros fins que não aos que se destinam.

Atualmente, o YpControl é um sistema de Controle Financeiro para pequenos negócios que, de forma objetiva, simples e direta, auxilia na gestão financeira, com fluxo de caixa, conciliação bancária, emissão de boletos e notas fiscais integradas, gestão de contratos, entre outras funcionalidades. Como funciona na Nuvem, o cliente não precisa investir em infraestrutura de TI e suas informações podem ser acessadas com segurança, a qualquer momento, de dispositivos conectados à Internet, descomplicando o controle, facilitando a tomada de decisão e ajudando na manutenção da saúde financeira dos negócios.

Com o projeto, o sistema será transformado em um ambiente compartilhado, que agilizará a troca de informações financeiras para a análise de crédito, cadastro positivo e operações bancárias por intermédio de Open Banking e pagamento direto integrado ao PIX, aumentando a produtividade nos processos financeiros e desburocratizando a obtenção de crédito para os pequenos negócios. “O maior ganho do projeto será o desenvolvimento de um produto inovador para os pequenos negócios que vai possibilitar a conexão direta com instituições financeiras que poderão oferecer mais e melhores serviços financeiros adequados à capacidade financeira e, principalmente, ao objetivo de cada negócio”, explica Cláudio Piomonte, diretor da empresa.

O projeto será executado por equipe própria da Egen, empresa desenvolvedora do YpControl, e apoiado por pesquisadores e consultorias de tecnologia, economia e mercado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Cláudio Piomonte destaca que o apoio do Fundeci será fundamental para suportar a evolução tecnológica do YpControl e o crescimento dos negócios da empresa com a possibilidade de gerar emprego e renda de forma sustentável, com a oferta de serviços de valor agregado maior. “O apoio do BNB será fundamental para nosso próximo ciclo de crescimento. O aporte desses recursos irá nos auxiliar a financiar os riscos tecnológicos inerentes ao projeto e, também, no desenvolvimento de novos serviços que levarão a empresa a outro patamar de negócios”, conclui.

 

Sistema de Pagamentos Instantâneos

 

O PIX, novo Sistema de Pagamentos Instantâneos lançado pelo Banco Central, estará disponível a partir de novembro e poderá ser usado por qualquer instituição, como bancos, cooperativas de crédito, corretoras, fintechs, entre outras agentes de pagamento.

O novo sistema facilitará e reduzirá o custo das transações financeiras, além de dar a possibilidade de pagamentos 24 horas por dia, todo os dias do ano, incluindo os finais de semana e feriados, substituindo transações tradicionais como o TED, o DOC, o uso de cartões de débito e crédito e dinheiro em espécie. Além disso, a transferência será realizada, no máximo, em 10 segundos.

O PIX faz parte do início do funcionamento do Open Banking no Brasil, que até 2023 integrará todos os dados financeiros em um único lugar, possibilitando avaliar e negociar as melhores ofertas de crédito, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui