O professor Valdiney Veloso Gouveia, terceiro colocado na lista tríplice enviada ao Palácio do Planalto foi o escolhido do presidente Jair Messias Bolsonaro para ser o novo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O ato de nomeação está publicado no Diário Oficial da União, edição desta quarta-feira, 4, e o professor deverá tomar posse na próxima quarta-feira, dia 11. Apesar do professor Valdiney Veloso Gouveia etr sido o terceiro nome da lista tríplice elaborada pela UFPB, ele é o mais alinhado ideologicamente com o presidente da República.
Com essa decisão de escolher o terceiro colocado, Bolsonaro quebra uma tradição petista de vários anos que sempre escolhia o primeiro colocado na consulta feita entre professores, servidores e alunos da Universidade Federal da Paraíba.
O professor Gouveia obteve 106,496 pontos, bem atrás da primeira colocada, professora Terezinha Domiciano, da Chapa 2, que conseguiu 964,518. A Chapa 1, encabeçada pelo professor Isac Medeiros, teve 920,013 pontos.