Ações sustentáveis devem ser ampliadas com a chegada do Verão 

Faltando pouco mais de um mês para o início do Verão, a preocupação em torno da produção de lixo neste período aumenta, especialmente, em cidades que atraem o turismo. É o caso, por exemplo, de Cabedelo, na Grande João Pessoa, muito procurada por pessoas de todo o estado e de outras partes do Brasil para passar as férias de final de ano.

A cidade, que possui pouco menos de 70 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aumenta para 80 mil no início do Verão, chegando a dobrar este número durante o Carnaval, no mês de fevereiro. “Essa quantidade de pessoas reunidas fazem a produção de lixo aumentar significativamente, reforçando a necessidade de políticas públicas que possam promover a coleta e a reciclagem no município”, destaca Eleine Bélaváry, coordenadora do programa ‘SustentaMundoBr – Parahyba’, desenvolvido na cidade.

O programa, que promove a aproximação entre residências, pontos de coleta de materiais recicláveis e catadores, tem o intuito de auxiliar os municípios parceiros a ampliarem a sustentabilidade. Atualmente, a cidade de Cabedelo possui cinco condomínios cadastrados no programa que, com a ajuda da gestão municipal, encaminha os produtos para a Associação dos Trabalhadores de Reciclagem de Cabedelo (Astrec).

Apesar da ação bem-sucedida, Eleine Bélaváry reforça a necessidade de ampliar as ações de educação ambiental entre os moradores e visitantes da cidade. “A consciência ambiental é algo que precisa ser estimulada nas pessoas da sociedade atual e esse é um trabalho que precisa ser iniciado ainda na infância”, destacou. Para a chegada do Verão, Eleine reforça que é preciso estimular o uso consciente e o descarte correto dos resíduos. Dentro do programa ‘SustentaMundoBr-Parahyba’ os locais cadastrados recebem um suporte para o lixo reciclável que é recolhido no dia acertado para a coleta em cada condomínio. “Desse modo, garantimos que o material chegue ao local adequado para sua separação e destinação adequada, estimulando a geração de renda e a sustentabilidade”, finalizou a coordenadora. 

Como funciona – O programa ‘SustentaMundoBr – Parahyba’ foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar em parceria com o Instituto Brasileiro do Ambiente Sustentável (IBAS) – www.ibasbrasil.org.br – para incentivar a coleta seletiva em municípios e iniciou com um minucioso diagnóstico da realidade local, etapa que em Cabedelo já foi concluída. A partir dele é possível estabelecer os processos para que a destinação correta dos recicláveis aconteça e chegue a uma central de triagem operada por cooperativas que comercializarão o material de forma a gerar trabalho e renda para catadores e suas famílias. Os interessados podem se inscrever a partir do e-mail: [email protected].

Siga no Instagram: @sustentamundobr

Acesse: www.sustentamundobr.com.br

Claudio Tieghi/SustentaMundoBR – Parahyba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui