Eleições 2020: Segurança contabiliza 92 crimes eleitorais em 49 municípios paraibanos

As eleições municipais no último domingo (15) aconteceram sem ocorrências graves do ponto de vista da Segurança Pública. Durante os três dias da ‘Operação Voto Seguro’, foram registrados 92 crimes eleitorais em 49 dos 223 municípios da Paraíba, da sexta-feira (13) até o fim do pleito. A propaganda irregular (boca de urna) e a compra de voto estão entre os crimes eleitorais mais flagrados pelas Forças de Segurança na Paraíba. Todo o trabalho foi acompanhado pelo secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, o secretário executivo, Lamark Donato, pelo comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, pelo comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcelo Araújo, e o delegado geral de Polícia Civil, Isaías Gualberto.

Uma das novidades da Operação Voto Seguro das eleições 2020 foi a implantação do Comando Eleitoral Tático – Cometa – da Polícia Militar, que atuou exclusivamente no combate à compra de votos e aglomerações, intervindo, sempre que necessário, em situações suspeitas e condutas proibidas pela Justiça.

Números – As ações para coibir a compra de votos resultaram na apreensão de R$ 113.706. Foram registradas e verificadas pela Polícia Militar 419 denúncias de crimes eleitorais, 159 pessoas foram conduzidas até as delegacias da Polícia Federal ou Polícia Civil, 17 armas de fogo e 70 veículos foram apreendidos no período.

A PM atuou com 4.500 homens escalados por dia e 1.417 viaturas (entre carros, motos, vans e outros veículos), fora o efetivo do policiamento dos bairros, que continuou funcionando normalmente. O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba deixou à disposição da Polícia Militar um efetivo de 156 homens e mulheres.

A Polícia Civil disponibilizou 180 equipes e mais de 1.300 policiais e 400 veículos, que trabalharam diretamente nas eleições municipais na área operacional, na gestão e nos Centros de Comando e Controle do próprio TRE – Tribunal Regional Eleitoral. Nas delegacias, foram lavrados 83 procedimentos de crimes eleitorais relacionados ao uso de alto falantes, amplificadores, comícios e carreatas, boca de urna e arregimentação de eleitores, corrupção eleitoral, divulgação de propaganda e transporte ilegal de eleitores.

Já o Corpo de Bombeiros Militar empregou seu efetivo em apoio à Polícia Militar, bem como reforçou o serviço operacional nos três Comandos Regionais da instituição. O suporte para a realização das eleições aconteceu desde o apoio logístico até a realização de instruções de prevenção para mesários. Os serviços de Combate a Incêndio, Guarda Vidas, Busca e Salvamento e de Mergulho tiveram seus empregos reforçados durante este período do pleito em todo o Estado. Entre atendimentos relacionados ao pleito e outros, os bombeiros registraram mais de 290 atuações nas regiões de João Pessoa, Campina Grande e no Sertão Paraibano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui