Evento discute regras da publicidade médica e princípios éticos

Fórum será realizado de forma virtual, na próxima sexta (4), às 18h e poderá ser acompanhado pelo canal do CRM-PB no Youtube

As normas e princípios éticos da publicidade médica serão discutidos na próxima sexta-feira (4), a partir das 18h, em um evento online, realizado pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB). O II Fórum de Publicidade Médica contará com palestras de profissionais do Marketing, do Direito e da Medicina. Durante o evento, que será transmitido pelo canal do CRM-PB no Youtube (www.youtube.com/crmparaiba), haverá também a posse dos novos membros da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) do CRM-PB e o lançamento da cartilha digital “Orientações para uma boa publicidade médica”.

 

O objetivo do evento é informar aos profissionais de saúde e do marketing a melhor forma de divulgar seu trabalho sem infringir a Resolução CFM 2.126/2015 e o Código de Ética Médica, garantindo a proteção do profissional e da população. “A Medicina não é um comércio e sim uma prestação de serviço que tem a saúde do ser humano como objeto. A forma de informar o paciente e a sociedade sobre os avanços científicos e tecnológicos, assim como a maneira de divulgar a capacitação do próprio médico, não podem ultrapassar os limites éticos da profissão. Portanto, sensacionalismo, autopromoção e mercantilização do ato médico vão contra as regras da publicidade médica”, explica o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais.

 

Os médicos não podem, por exemplo, utilizar as redes sociais para a divulgação de preços e formas de pagamento, bem como promoções de serviços e clínicas médicas, usar fotos que mostram o “antes e depois” de cirurgias, tratamentos e procedimentos estéticos, mesmo que conte com a autorização do paciente. Também não podem usar fotos apelativas e divulgar procedimentos não reconhecidos pelo CFM. O médico também não deve permitir que seu nome seja incluído em concursos cuja finalidade seja escolher “o médico do ano”, “destaque”, “melhor médico” ou outras denominações que visam o objetivo promocional.

 

O presidente do CRM-PB acrescentou que há uma comissão em cada conselho de medicina que pode tirar dúvidas dos médicos sobre as regras da publicidade, a Codame. “Durante o evento também faremos o lançamento de uma cartilha de orientações, produzida pelos membros desta comissão, que explicará de forma simples e direta as regras da Resolução do CFM. O documento será digital e estará disponível aos profissionais, após o Fórum”, disse Roberto Magliano. A cartilha tem como autores os atuais membros da Codame, Luciana Cavalcante Trindade, Arlindo Monteiro de Carvalho Júnior e Cláudio Orestes Britto Filho.

 

O Fórum será realizado de forma virtual, das 18h às 19h30. As inscrições são gratuitas, voltadas para profissionais e estudantes de Medicina, de Comunicação e de Direito, e podem ser feitas no site do CRM-PB (www.crmpb.org.br). Além de ouvir as palestras, os participantes poderão enviar perguntas que serão respondidas pelos membros da Codame.

Conselho Regional de Medicina da Paraíba

Portal do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba – CRMPB

 

Programação

18h – Abertura e Cerimônia de Posse da Codame (Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos) do CRM-PB

18h20 – Cenário atual da publicidade médica no estado da Paraíba – Dr Roberto Magliano de Morais (presidente do CRM-PB)

18h30 – Publicidade Médica – Erros e consequências jurídicas – Dr Rodrigo Nóbrega Farias (advogado do CRM-PB)

18h40 – As tecnologias aplicadas à publicidade médica – Rayner Holmes (consultor de marketing e tecnologia)

18h50 – Por que o médico precisa de marketing? – Maeve Nóbrega (consultora de marketing médico)

19h – Debate com participação do público – Dr Fernando Mello, Dr Heraldo Arcela e Dr Marcelo Gonçalves

19h15 – Lançamento da cartilha digital do CRM-PB “Orientações para uma boa publicidade médica” (autores: Luciana Cavalcante Trindade, Arlindo Monteiro de Carvalho Júnior e Cláudio Orestes Britto Filho)

 

Formato Assessoria de Comunicação

Luciana Oliveira/Kaylle Vieira

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