CRM/PB solicita que médicos acima de 60 anos tenham prioridade na vacinação contra a Covid-19

O Conselho Regional de Medicina na Paraíba (CRM/PB) solicitou à Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa a inclusão no Plano de Imunização da Prefeitura a prioridade absoluta para o grupo de médicos com idade igual ou superior a 60 anos para vacinação contra o novo coronavírus.

As razões que levaram ao CRM fazer a solicitação se devem porque neste momento, onde não existe ampla disponibilidade da vacina para atender a toda a população, o objetivo principal da imunização passa a ser reduzir a morbimortalidade causada pelo novo coronavírus, bem como a manutenção do funcionamento da força de trabalho dos serviços de saúde.

De acordo com relatório produzido pelos pesquisadores do PROCC/Fiocruz, com análise do perfil dos casos hospitalizados ou óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por covid19 no Brasil, notificados até agosto de 2020 no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), aponta que cerca de 70 % das mortes por COVID 19 no Brasil ocorrem em pessoas com mais de 60 anos de idade com aumento gradual quanto maior a faixa etária, chegando a 8,5 vezes maior para a faixa etária acima de 70 anos (letalidade de 51%).

Além disso, segundo o CRM/PB, os profissionais de saúde que atendem a pacientes em um ambiente de epidemia sustentada estão evidentemente mais expostos ao risco de adquirir a infecção pelo (Sars-Cov-2).

Neste contexto, o médico idoso, em atividade, mesmo que não se encontre diretamente na linha de frente, tem maior probabilidade de adquirir a forma grave da doença e até mesmo de morrer.

Atualmente estão registrados no Conselho Regional de Medicina na Paraíba 1.423 médicos com 60 anos ou mais. O presidente do CRM/PB, Roberto Magliano de Morais, enviou ofício ao secretário de Saúde da Capital, Fábio Rocha, solicitando a inclusão dos médicos com mais de 60 anos  e informando que a sede do Conselho Regional da Paraíba está à disposição da Secretaria para funcionar como local de aplicação de vacina para este grupo prioritário.

Confira abaixo o ofício enviado ao secretário Fábio Rocha pelo presidente do CRM/PB

106_21 SMS_Imunização

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui