Brasil deve registrar 625 mil casos de câncer. Especialista dá dicas para diminuir risco da doença

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o Brasil deverá registrar 625 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio 2020/2022. Se descontados os casos de câncer de pele não melanoma, serão 450 mil novos casos da doença sendo diagnosticados a cada ano.

Nesta quinta-feira (4), Dia Mundial de Combate ao Câncer, o médico oncologista e diretor corporativo de oncologia do Sistema Hapvida, Alexandre Gomes, explica o que é o câncer. “O câncer é uma célula do corpo que se descontrola e sai proliferando várias vezes a mais do que deveria”, destaca.

Entre as muitas dúvidas que surgem está a afirmativa do senso comum que coloca o câncer como uma doença hereditária. Neste sentido, o especialista reforça que poucos casos da doença têm este tipo de origem. “A maioria depende dos fatores de risco, que são tabagismo, obesidade, sedentarismo e má alimentação”, elenca o médico que reforça a importância de deixar o cigarro, de comer bem e que praticar atividade física já diminui o risco de ter a doença.

Alexandre Gomes lembra ainda que a prevenção e o diagnóstico precoce aumentam bastante as chances de cura. “No caso do câncer de mama, é necessário a realização da mamografia e ultrassom. Para evitar o câncer de próstata, faça o toque retal ou PSA. Existem várias outras formas de prevenção, mas o principal é procurar o médico pelo menos uma vez ao ano para avaliar a saúde”, sugere.

Sobre o Sistema Hapvida – Com mais de 6,7 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 36 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 45 hospitais, 191 clínicas médicas, 46 prontos atendimentos, 175 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui