A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Defesa Civil, está fazendo um alerta à população quanto a alguns cuidados devido a prováveis chuvas fortes que podem cair a qualquer momento na Capital até às 9h desta terça-feira (16). É que, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em algumas cidades da Paraíba existe um perigo potencial de acúmulo de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou que chegue até 50 milímetros por dia.
Desde janeiro deste ano, a Defesa Civil vem trabalhando, preventivamente, com algumas ações, como a limpeza das calhas dos rios e o desassoreamento para evitar a inundação e o transbordamento, atingindo as famílias que moram às margens dos rios, assim como as famílias que residem nas áreas de encostas.
Segundo o titular da Defesa Civil, Kelson Chaves, as medidas não cessam e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil trabalha em parceria com outras pastas, a exemplo da Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbana (Sedurb), Meio Ambiente (Semam), Planejamento (Seplan), Mobilidade Urbana (Semob-JP), Habitação (Semhab), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Educação (Sedec) e a Comunicação (Secom), desenvolvendo ações preventivas para minimização dos riscos de acidentes ocasionados por eventos naturais.
“O trabalho é constante e ininterrupto. Infelizmente não pode ser onipresente e eficaz, por uma série de fatores, um deles é o gigantismo da nossa cidade e os problemas acumulados ao longo de sua história, que não se consegue solução num piscar de olhos ou da noite para o dia”, explicou Kelson Chaves.
De acordo com Kelson Chaves, “as máquinas continuam operando o desassoreamento dos rios. A rede pluvial, na medida em que se identifica o problema vem sendo desobstruída e feita a manutenção. As encostas estão sob acompanhamento permanente e todo um conjunto de ações de observação e manejo sendo executado por nossos técnicos. A Prefeitura não para e a Defesa Civil acompanha o ritmo”.
Orientação – A Defesa Civil de João Pessoa orienta que no primeiro sinal de perceber que há uma trinca no solo, em um poste ou árvores, são sinais que os deslizamentos podem acontecer e se intensificar, sendo necessário, portanto, que as pessoas se afastem e procurem um abrigo seguro, além de acionar a Defesa Civil.
A Defesa Civil alerta também sobre os cuidados com as descargas elétricas durante as chuvas intensas, sendo necessário desligar os aparelhos eletrônicos para evitar que sejam atingidos por raios e danificados, além do perigo de choques.
Também é importante que as pessoas não se abriguem embaixo das árvores, evitando serem atingidas por raios.
A população pode acionar a Defesa Civil de João Pessoa através do telefone 98831-6885, que funciona 24 horas.