Aldeia Digital debate ‘Corpo Território: Espiritualidade, diversidade e educação’

A programação do ‘Aldeia Digital 2021 – Inĩ Pupé: Arte, Ciência e Direitos dos Povos Indígenas da Paraíba’ segue nesta quinta-feira, dia 22. A partir das 10h, um debate será realizado no canal da Funesc no YouTube. O tema ‘Corpo Território: Espiritualidade, diversidade e educação’ contará com a participação da Pajé Sanderline Ribeiro, Iasypitã Potiguara, Iranilza Potiguara, Irembé Potiguara e Humberto Bismark Tapuya-Tarairiú. Com mediação de Mariana Uchôa, transmissão será pela TV Funesc (youtube.com/funescpbgov).

O Aldeia Digital começou nessa terça-feira e termina nesta sexta-feira, dia 23, com ações em torno de arte, ciência e direitos dos povos indígenas da Paraíba. São quatro dias de debates online, torés eletrônicos, artes virtuais e terabytes de encantamentos com representantes dos povos Tabajara, Potiguara, Kariri e Tapuya Tarairiú na Paraíba.

São ações comemorativas ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado nacionalmente em 19 de abril. O Aldeia Funesc é realizado através de uma parceria entre a Funesc e a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, com idealização de Pedro Santos e execução de Mariana Uchôa e Iasypitã Potiguara. A programação ocorre no canal da Funesc no YouTube, nas redes sociais da Fundação e também no programa Espaço Cultural (realizado pela Funesc na rádio tabajara FM).

A mediadora Mariana Uchôa é afro-indígena, historiadora, artista, ativista e produtora cultural e apresentadora na Funesc. É licenciada em História (UFPB – Universidad de Granada) e pós-graduada em Terapias Holísticas, além de co-fundadora da Rede CSA Parahyba, comunidade de pessoas na cidade que se auto-organizam, cultivando a economia solidária com agricultores familiares.

Humberto Bismark Tapuya-Tarairiú (Patos) é conselheiro dos Kariris Velhos da Paraíba, licenciando em Ciências Sociais pela UFPB. Irembé Potiguara (Baía da Traição) é graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia, sendo professora de Tupi na ECIT Matias Freire em Baía da Traição. Iranilza Potiguara (Marcação) é graduada em Secretariado Bilíngue, Mestra em Ciências das Religiões/UFPB e Pesquisadora com experiência em Gestão Escolar.

Também convidada, Iasypitã Potiguara (Baía da Traição) é mestranda em Ciências Florestais CSTR/UFCG, Gerente Operacional de Políticas de Apoio a Comunidades Tradicionais na SEMDH e membro da AMIP, OJIP e AUP. E a Pajé Sanderline Ribeiro (Rio Tinto) é professora, terapeuta, ativista do DSEI Potiguara e AMIP, além de mestranda em Ciências das Religiões (UFPB).

Fonte: Secom/PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui