Covid 19: Saúde promove qualificação para profissionais que trabalham em UTI

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Atenção Especializada, está promovendo qualificação para gerentes, enfermeiros e técnicos de enfermagens de UTI – Covid e não Covid de 10 unidades de saúde, entre hospitais e maternidades do estado.

Os profissionais que estão sendo qualificados por meio dos cursos on-line são dos Hospitais Regionais de Cajazeiras; Sousa; Pombal; Piancó; Guarabira; Hospital Geral de Mamanguape; Maternidade Frei Damião, da capital e, em Patos, são três unidades: a Maternidade, o Hospital Regional e o Infantil. Os demais serviços ficarão para uma segunda etapa da qualificação.

“A qualificação iniciou como um projeto piloto, mas está dando tão certo, uma vez que os hospitais estão melhorando a assistência e, com isso, os profissionais percebem que há incentivo pessoal, que vai permanecer enquanto houver necessidade”, disse o instrutor e responsável pelo curso, médico João Batista Rodrigues.

Uma das participantes da capacitação é a enfermeira e coordenadora de enfermagem da UTI do Hospital de Mamanguape, Jaciane Honorio. Segundo ela, o curso traz vantagens para todos os envolvidos. “Para os profissionais, a padronização da assistência a ser prestada, e para os pacientes os ganhos são ainda maiores, já que recebem uma atenção mais segura, com o mínimo de danos possíveis”, pontuou.

A qualificação acontece todas as terças-feiras, das 14h às 16h30. Dentro do tema Covid-19, estão sendo vistos assuntos como ventilação mecânica; protocolos voltados para a Covid e uso de equipamentos de proteção individual (EPI), a exemplo de capote, máscara, touca, luva e máscara de proteção facial (face shield) e paramentação e desparamentação. Além disso, também participam da qualificação profissionais que trabalham em UTI geral, ou seja, que não recebe pacientes com Covid.

Dia da Enfermagem – Para comemorar o Dia Internacional da Enfermagem (12 de maio), a SES promoverá uma programação das 9 h às 18h, de forma on-line, nesta mesma data. Serão apresentados sete temas relacionados a Enfermagem, a exemplo de desafios e perspectivas na educação desse profissional; segurança do paciente, no cenário de UTI e o trabalho da enfermagem no contexto da crise social, política, econômica e sanitária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui