1ª Feira Solidária da Cecaf para arrecadação de doações começa nesta quarta

Reunindo agricultura, gastronomia, artesanato, economia colaborativa e ajuda a quem mais precisa, nesta quarta-feira (05) acontece a abertura da 1ª Feira Solidária da Cecaf. O evento, realizado em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, a União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES-PB) e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares (CONAFER), vai arrecadar doações para pessoas em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia, bem como dar suporte a hospitais e ONGs.

O evento será aberto nesta quarta-feira, a partir das 5h, e vai até o sábado (08), com programação prevista até às 13h. A meta inicial  é arrecadar pelo menos duas toneladas de alimentos. Ao passar pela Cecaf, além de encontrar os tradicionais produtos de qualidade, que são expostos no local, os consumidores também vão poder fazer suas doações de alimentos. Lembrando que,  além da feira e do artesanato, também é possível encontrar os artigos de hortifruti, pães e bolos artesanais, queijos, peixes, pimentas, tapiocas, além das lanchonetes, que são referência na gastronomia regional.

Agricultores, cozinheiros e artesãos estão animados com o evento. Dona Iracema Ferreira é uma delas. Trabalha com a venda de pamonha, canjica e mungunzá, na Cecaf. “A clientela é tão fiel, que em alguns dias trago cerca de 100 pamonhas e às vezes, antes das 9h, os produtos já estão acabando. Para a Feira Solidária reforcei a produção por completo e a gente fica muito feliz em ajudar o próximo, né? Ainda por cima com o nosso trabalho e poder mostrar nosso serviço para as pessoas”, explicou a cozinheira.

“A Feira Solidária chega como um fomento à produção dos nossos agricultores familiares e também dos artesãos que expõem na Cecaf. Criamos uma verdadeira rede colaborativa, onde mais de 30 artesãos, que são vinculados aos programas do Governo do Estado de Economia Solidária, também vão atuar em prol dessa causa, doando máscaras, bonecas e outros artigos que serão destinados às unidades de saúde”, explicou Thayara Ferreira, coordenadora da Cecaf.

Atrações – Durante os dias de realização do evento, será possível encontrar no local a Feira da Agricultura Familiar, venda de pescados a partir de R$10 (atum), gastronomia, plantas ornamentais, além da exposição de produtos de mais de 30 artesãos, serviço de aferição de pressão, teste de glicemia e acupuntura. Diversos pontos de doação de alimentos serão colocados por toda a feira, para os consumidores que quiserem colaborar. A Feira será realizada seguindo todos os protocolos de saúde que a Cecaf já vem cumprindo à risca, como distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel e aferição de temperatura. O local, que já está sendo sanitizado periodicamente, terá um reforço ainda maior nas ações de higienização no período.

Serviço – 1ª Feira Solidária

Local – Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) – Avenida Hilton Souto Maior, 1112 – José Américo

Data: 5 a 8 de maio (5h às 13h)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui