Em quatro meses, Prefeitura de João Pessoa distribui quase 300 toneladas de alimentos e mais de 200 mil refeições

Nos primeiros quatro meses de 2021, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) vem reforçando o trabalho de segurança alimentar da população em vulnerabilidade social de João Pessoa. Desde janeiro foram realizados investimentos e ações de gestão que objetivam dar uma melhor assistência social à população.

A rede de segurança alimentar da Capital passa por diversos equipamentos, um deles é o Banco de Alimentos, que executa o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e já distribuiu quase 300 toneladas de gêneros alimentícios para entidades cadastradas junto ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e famílias que fazem uso das seis Cozinhas Comunitárias administradas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O montante é superior ao distribuído durante todo o ano de 2020.

Outro equipamento importante é o conjunto de seis Cozinhas Comunitárias em funcionamento na cidade, todas administradas pela Prefeitura de João Pessoa, atendendo as famílias em vulnerabilidade social nos bairros do Novais, Gervásio Maia, Taipa, Timbó, Bela Vista e Jardim Veneza. De janeiro a abril deste ano foram distribuídas, gratuitamente, 126.150 refeições.

“Chegamos com a missão de elevar o patamar da assistência social da nossa cidade. Tem sido um trabalho feito com muito afinco, com objetivos claros e metas a serem alcançadas. Conseguimos aumentar em 50% a nossa produção nas Cozinhas e Restaurantes Populares, fazendo com que este direito chegue a mais pessoas”, reforçou Felipe Leitão, secretário de Desenvolvimento Social.

Inaugurado em fevereiro, o Restaurante Popular Fábio Fernandes Fonseca, na Maciel Pinheiro, ficou ainda mais perto da população já que o equipamento foi instalado próximo a pontos de grande circulação de pessoas como o Terminal de Integração e o Shopping Popular Varadouro, oferecendo alimentação de qualidade pelo valor simbólico de R$1,00. A mudança de endereço também possibilitou uma economia de R$ 700 mil por ano aos cofres públicos sem afetar a qualidade da alimentação servida.

Somado ao Restaurante Popular de Mangabeira, os dois equipamentos já distribuíram 222.200 refeições à população. A alimentação vem sendo distribuída em quentinhas, seguindo os protocolos de segurança sanitária com o uso de máscaras e distanciamento social.

Páscoa – Na Semana Santa, uma grande ação de entrega de peixes foi realizada pela Prefeitura de João Pessoa com a participação da Sedes, que distribuiu 5 toneladas de peixes às famílias em vulnerabilidade social residentes nos condomínios construídos pelo poder municipal. Participaram também as Secretarias de Habitação (Semhab), Direitos Humanos e Cidadania (SEDHUC), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Guarda Civil Metropolitana (GCM), beneficiando mais de 11 mil famílias, totalizando 5 toneladas de peixes distribuídos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui