Paraibano é selecionado entre 18 bailarinos do mundo para participar de festival de dança na Alemanha

O chefe da Divisão de Dança da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Geovan da Conceição, foi selecionado entre 18 bailarinos do mundo para participar do Festival International Solo Tanz Theater, que está na 25ª edição e acontece na Alemanha. Ele é o único brasileiro a participar do evento, um dos maiores festivais de solos contemporâneos do mundo, que vai premiar os melhores em várias categorias. O festival acontece de 12 a 16 de maio de forma remota, por conta da pandemia. A apresentação do bailarino está prevista para o dia 14.

“Estou extremamente feliz, honrado. Ensaiei muito, montei coreografia, lutei para conseguir o espaço para filmar. Mas valeu a pena. É uma competição famosa no mundo inteiro e, para qualquer bailarino, ter essa visibilidade pode gerar grandes oportunidades. Apenas o fato de participar já é motivo de muito orgulho. É uma profissão que exige muito da gente, e não é fácil chegar numa competição como esta”, afirmou.

Sobre a peça que vai apresentar, o bailarino demonstrou emoção ao falar do enredo. “Meu solo tem um valor sentimental muito forte. Não tem haver apenas com interpretações fictícias. Montei o solo baseado na minha infância e como tive que romper barreiras o que aos olhos de muitos seria impossível. Relato todo o tipo de violência que presenciei, amigos e familiares que perderam a vida muito jovens, fazendo um paralelo com o que muitos jovens brasileiros passam diariamente. Esteja preparado para assistir todas as minhas lembranças, sentimentos e emoções”, avisou.

O bailarino contou que o convite para o festival, que é anual, surgiu após participar de uma reportagem sobre os 20 anos da Escola de Teatro Bolshoi, reunindo ex-alunos que tiveram sucesso na carreira. Exibida no Brasil e em outros 72 países, a matéria foi vista pelo diretor do festival, que entrou em contato com o bailarino e o incentivou a participar, deixando claro que não o ajudaria e que ele iria concorrer na seleção como todos os demais.

“Ele foi bem claro e disse que não me ajudaria, que eu iria concorrer na seleção como todos os outros. As inscrições são anuais e é o encontro de várias culturas”, relatou. Geovan gravou o vídeo no Espaço Cultural José Lins do Rego, enviou e foi aceito. No final do ano, espera estar entre os oito concorrentes na finalíssima.

“A seleção do Geovan para esse festival é o ápice de uma carreira de sucesso. A gente tem que lembrar que Geovan participou de uma experiência exitosa do primeiro governo Cícero, nos anos 90, quando foi criada a parceria com a Escola de Ballet Bolshoi, e ele, ainda muito jovem, foi selecionado para essa atividade. Desde então, sua vida vem dando demonstrações de beleza para o Brasil e para o mundo”, lembrou o diretor-presidente da Funjope, Marcus Alves. “Geovan está de parabéns. Todos que fazemos parte da equipe da Funjope ficamos muito felizes com a seleção dele e vamos torcer para que tudo dê certo”, completou.

Fonte: Lucilene Meireles/Secom PMJP com foto arquivo pessoal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui