Instituto Cândida Vargas registra média de 518 nascimentos por mês

Rômulo Teodorico

Referência em todo o estado no cuidado materno infantil, o Instituto Cândida Vargas (ICV) realizou 2.073 partos em quatro meses, o que equivale a uma média de 518 nascimentos mensalmente pelos profissionais do hospital, sendo 1.089 do sexo masculino e 984 do feminino. No total de partos já realizados este ano, 1.092 foram normais e 981 cesarianas.

A referência nos serviços da maternidade fez com que Ayana Kelly dos Santos, mãe de primeira viagem, escolhesse o local para o nascimento do bebê. “Eu cheguei aqui bastante nervosa, mas toda a equipe foi tranquilizando e deu tudo certo. Agora, olhando para o meu filho, o Ricardo, estou muito feliz. Eu só tenho a agradecer às enfermeiras, aos médicos, e a todos daqui por ter me tratado bem e me ajudarem nesse processo tão especial na minha vida”, disse a paciente.

O histórico do ICV como o principal hospital para atendimento obstetrício na Capital foi construído ao longo dos anos. Neves da Silva, que teve sua filha na unidade em 1992, lembra que foi bem recebida no Instituto e que se sentiu segura. “A gente quando está grávida fica muito sensível e, com isso, se preocupa aonde ter a criança. Eu fui encaminhada para a maternidade e desde os primeiros momentos e os últimos eu fui bem tratada e cuidada. Minha filha hoje já é uma mulher realizada com muita saúde”, disse emocionada.

A filha de Neves, Mayne Silva, que já pensa em ser mãe, escolheu o local onde deseja ter o futuro bebê. “Se depender de mim, eu quero ter meu beber no Instituto Cândida Vargas, que sempre foi referência pra mim. Cresci ouvindo minha mãe falar da qualidade do local e dos diversos serviços. Não sei se terei meu filho no próximo ano, mas já estou planejando e quero que seja neste local”, revelou.

Serviços – O ambulatório oferece planejamento familiar, atendimentos ginecológicos, follow-up de bebês prematuros, entre outros. No ambulatório é disponibilizada uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos (aplicam testes da orelhinha), enfermeiros e médicos de várias especialidades.

Diversos exames como colposcopia, citologia oncótica, inserção de DIU, teste do pezinho, teste da orelhinha, USG obstétrica e transvaginal, exames de rotinas do pré-natal, risco cirúrgico, ecocardiograma, entre outros, são realizados pela equipe profissional da unidade, visando garantir a qualidade de vida das crianças.

Referência – A diretora multiprofissional do ICV, Alyne Soares, explica que a maternidade atende pacientes vindos de todo o estado da Paraíba e também de cidades dos estados vizinhos, a exemplo do Rio Grande do Norte e Pernambuco. “Somos referência em pré-natal de alto risco. Oferecemos atendimento ambulatorial e hospitalar. Nossa assistência visa garantir aos usuários o acesso à saúde, ao atendimento humanizado e a satisfação dos nossos pacientes, respeitando as boas práticas do parto/nascimento”, disse.

Segundo os dados do setor de estatística do ICV, cerca de 50% dos partos realizados na maternidade são de mulheres de outras regiões, sendo 47% de João Pessoa. Já na Capital, os bairros que tiveram mais pacientes foram o Cristo Redentor (6,92%), Gramame (6, 40%), Bairro das Indústrias (5, 79%) e Mandacaru (5, 79%).

Humanização – O Instituto Cândida Vargas trabalha no modelo de atenção ao parto e nascimento, baseado na humanização do cuidado à saúde da mulher e do recém-nascido, inclusive com o incentivo ao parto natural.

O Instituto conta com a Casa Mãe Bebê, que oferece às mães o mesmo cuidado dado aos bebês, sem que também tenham que ficar internadas em um ambiente hospitalar. A casa é instalada em frente à maternidade e as mães poderão acompanhar todo o tratamento e recuperação de seus filhos, enquanto também receberão acompanhamento social, psicológico e de médicos e enfermeiros.

ICV – Referência na iniciativa Hospital Amigo da Criança, o Instituto Cândida Vargas (ICV) é um serviço especializado para gestantes, puérperas e recém-nascidos. O ICV é uma importante referenciada iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), sendo esta promovida pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde, que tem como principal objetivo promover, proteger e apoiar o aleitamento humano.

Para informações, basta ligar para os telefones: 3015-1565 | 3015-1567 | 3015-1564 | 3015-1752.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui