Alunos da Rede Municipal são selecionados para etapa estadual do “Prêmio MPT na escola 2021”

Durante solenidade na manhã desta terça-feira (20), no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, cinco alunos da Rede Municipal de Ensino foram selecionados para participarem da etapa estadual do “Prêmio Ministério Público na Escola 2021”, com o tema “A escola no combate ao trabalho infantil”. Eles concorrem nas categorias conto, poesia, desenho e música. Participam também as cidades de Cabedelo e Guarabira.

Emilly Katarine Mendes Patrício Leite, aluna do 7º ano da Escola Municipal Analice Caldas, foi finalista na categoria poesia. O título do trabalho foi ‘Aprender e sonhar’.  “Eu não esperava que isso acontecesse, mas eu estava torcendo muito e bastante confiante. Na minha poesia eu falei que a gente pode trabalhar na idade certa, sem exploração do trabalho infantil”, disse a aluna.

A premiação é uma iniciativa do projeto ‘Resgate a Infância’, eixo Educação, que faz parte da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Trabalho (MPT).

O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador. Essa ação faz parte da comemoração dos 31 anos do Estatuto da Criança e Adolescente.

“Isso é resultado de uma dedicação de todos os envolvidos que a gente não ver igual para tentar levar esse projeto adiante. Não foi nada fácil, mas conseguimos. Quando entrei pela porta desse auditório meu coração acelerou ao ver um momento tão especial quanto esse para a educação dessas crianças. Isso é graças a um trabalho que é feito de mãos dadas entre MPT e Secretaria de Educação de João Pessoa”, falou emocionada Taciana de Brito Aires Lobão, assessora da procuradora do Trabalho, Maria Edilene Lins Felizardo.

Foi uma manhã de alegria também para Luciane dos Santos Albuquerque, mãe de Kauã Victor dos Santos Albuquerque, alunos do 6º ano da Escola Municipal Leônidas Santiago. Ele foi selecionado na categoria conto com o título ‘Exploração do trabalho infantil’.

“Minha sensação é de muito orgulho ao ver o talento do meu filho sendo reconhecido. Foi uma semana de muito esforço pra ele que passou dias e dias estudando, pesquisando, e foi criando a história. Agradeço também aos profissionais da escola que deram total suporte”, contou a mãe de Kauã.

Homenageados – os 18 alunos da Rede Municipal que participaram do ‘Prêmio Ministério Público na Escola 2021’ foram presentados com um kit escolar contendo tela de desenho, tinta guache, pincel, diversos lápis, régua, folhas, entre outros itens.

“Esse é um momento de muita felicidade e alegria para todos nós que fazemos a educação. Só temos que agradecer aos alunos, aos pais, aos professores e gestores das unidades de ensino e o MPT que fez com que esse tudo isso fosse possível. É incrível como cada aluno se dedicou para esse prêmio”, disse a Chefe do Departamento de Programas Especiais da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa, Alcilene da Costa Andrade.

Também foram premiados os especialistas que coordenaram os trabalhos nas escolas e os professores que orientaram os alunos.

“Esse é um momento super importante porque, primeiro, as crianças começa a ter uma mentalidade maior para o que realmente elas não podem fazer. O importante para elas nesse momento é estudar. Esse tipo de ação mostra o real foco de tudo isso. Como a gente sempre fala, criança é para estar estudando e o trabalho deixa para os adultos”, concluiu a diretora administrativa da Escola Municipal Rotary Francisco Edwar de Aguiar, Sabrina Kelly Vasconcelos Florêncio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui