Ter amigos estimula produção do cortisol, além de compartilhar alegrias e tristezas,

Não há nada melhor que ter uma pessoa para dividir alegrias e tristezas, conversar futilidades e coisas sérias. Nesta terça-feira (20), data em que se celebra o Dia Internacional da Amizade e Dia do Amigo, a psicóloga da MedPrev do Sistema Hapvida em João Pessoa, Michelle Costa, fala da importância de ter alguém para chamar de amigo.

“Amizade é uma relação de afinidade, reciprocidade, ajuda mútua, respeito e confiança criada entre duas ou mais pessoas. Segundo Winnicott, a amizade remete às noções de intimidade, espaço potencial, reconhecimento da alteridade e concernimento. A amizade tem a função de acrescentar ao outro, com suas ideias, momentos de vida, informações ou é apenas ter alguém para dividir momentos e sentimentos”, explica.

A especialista ressalta que amizade é o tipo de relacionamento que pode existir entre homens e mulheres, irmãos, namorados, maridos, parentes, pessoas com diferentes vínculos. Sendo um relacionamento social voluntário de intimidade e que tem como bases do sentimento a reciprocidade do afeto, ajuda mútua, compreensão e confiança.

Amizade X Cortisol – Para além do bem-estar emocional que a amizade proporciona, esse relacionamento também produz efeitos ligados diretamente ao organismo humano, a partir da produção do cortisol, também conhecido como o hormônio do estresse. A psicóloga Michelle Costa, afirma que na atualidade o cortisol conta com inúmeros estímulos que conduzem a elevação deste o tempo inteiro, como situações no trânsito, desemprego, cobranças no trabalho, contas à pagar, exposição à violência e outras condições desfavoráveis, que interferem na produção desse hormônio. Todavia, os vínculos de amizade sinceros podem aliviar os níveis de estresse e controlar este hormônio.

“Uma relação tranquila, prazerosa, onde o vínculo de confiança é estimulado faz com que o indivíduo se sinta feliz em ter esta pessoa ao lado. Criar uma relação de amizade é um vínculo que se escolhe, por isso tem um peso diferente da família. Os amigos contribuem para a construção da nossa própria identidade, idéias e valores, sensação de pertencimento e objetivos de vida. Além disso, bons amigos são um antídoto para doenças físicas e emocionais. Isso mesmo, a amizade faz bem à saúde”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui