Câmara Criminal mantém condenação de mulher por crime de estelionato

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve a condenação de uma mulher como incursa nas penas do artigo 171 (estelionato), c/c artigo 71 (crime continuado), ambos do Código Penal. A pena aplicada foi de três anos e 10 meses de reclusão, em regime aberto, e 70 dias-multa, para cada um dos crimes cometidos. A decisão foi proferida no julgamento da Apelação Criminal nº 0004304-18.2016.8.15.0251, oriunda da 2ª Vara Mista da Comarca de Patos.

Narram os autos, que a acusada conquistou a confiança das vítimas e, sob o pálio de ajudá-las a efetuar operações bancárias, celebrou empréstimos, em nome das ofendidas, causando-lhes prejuízos financeiros. Os fatos ocorreram no período compreendido entre os anos de 2015 e 2016 junto a Agência do Banco do Brasil de São Mamede.

Em um dos casos, ela recebeu de uma mulher o cartão de benefício para saque de uma pensão por morte, por não saber efetuar operações bancárias. Porém, ao realizar saques, a acusada, também, firmou empréstimos consignados no benefício previdenciário da vítima, transferindo tais valores para uma conta de sua titularidade, assim como o correspondente ao décimo terceiro salário de 2016, da própria vítima. No total, ela executou seis operações sem autorização, dos quais cinco foram referentes a empréstimos consignados, ensejando um prejuízo de mais de R$ 20 mil.

Idêntica situação ocorreu com outra pessoa que estava cirurgiada e pediu para a acusada realizar saques, tendo a mesma efetuado dois empréstimos consignados no benefício previdenciário em datas diversas e, do mesmo modo, transferiu esses valores para uma conta de sua titularidade.

Em seu recurso, a defesa alega inexistir prova concreta nos autos acerca de seu envolvimento na prática delitiva, pois a decisão foi embasada em presunção, motivo pelo qual pugna por sua absolvição, aplicando-se o princípio do in dubio pro reo. Afirma ser a recorrente primária, possuir bons antecedentes criminais e nunca ter se dedicado a atividades criminosas, ensejando se tratar de uma pessoa de bem, que jamais praticaria os delitos a ela imputados.

Para o relator do processo, juiz convocado Carlos Antônio Sarmento, não há como reformar a sentença, sobretudo, por inexistir elemento capaz de demonstrar as alegações produzidas pela acusada. “Estando a decisão coerente com o conjunto probatório consistente nos autos, lastreado em depoimentos harmônicos fornecidos por testemunhas e pelas próprias vítimas, não há que se falar em absolvição”, pontuou.

Da decisão cabe recurso,

Por Lenilson Guedes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui