Avós recebem homenagens no dia dedicado a eles

Os avós são figuras importantes na vida das pessoas, referências de amor e princípios, e têm até uma data exclusiva no calendário brasileiro: 26 de julho. Os netos, ao serem embalados com os mesmos cuidados que seus pais recebiam, ativam no imaginário dos avós uma sensação de nostalgia. Para celebrar a data e aliviar a saudade, valem as homenagens. E em tempos de cuidados necessários devido à pandemia, pode ser uma ligação, vídeo chamadas, envio de cartão, presente e mensagens on-line.

Para aqueles que não estão mais presentes, homenagens e honras são um suporte para amenizar a saudade. Como forma de homenagear a sua avó já falecida, Aryadne Cunha utilizou o meio digital e ativou um memorial dedicado a ela no Morada da Memória. Trata-se de uma plataforma on-line criada pelo Morada da Paz, empresa detentora dos cemitérios, crematórios e funerárias no Rio Grande do Norte, na Paraíba e em Pernambuco, com o objetivo de preservar lembranças de entes queridos que já partiram.

“A plataforma nos auxiliou bastante, principalmente para aqueles familiares que não puderam comparecer no funeral por motivo de trabalho ou por morarem distantes, eles usaram a plataforma escrevendo mensagens lindas de adeus. Através do memorial e dos registros ali postados, a dor foi amenizada a cada foto e vídeo visto, com o sorriso da minha avó estampado, confortando nossos corações”, diz.

A psicóloga do luto do Grupo Morada, Mariana Simonetti, explica que existem inúmeras maneiras de lidar com a saudade. Ela ressalta a importância de entender que cada perda é única e singular, considerando fundamental o respeito, a compreensão e o acolhimento diante do modo que se vive a experiência de luto.

A especialista afirma que construir uma rede de suporte familiar é um fator essencial nesses momentos. “Costuma-se falar em superação da perda, mas a vivência da dor, o processo de luto e o manejo de todas as sensações, sentimentos e adaptações diante da realidade da perda de um ente querido podem ser amenizados diante de uma família que se apresenta unida, acolhedora e capaz de respeitar e dividir o luto de cada familiar”, pontua.

Para Aryadne é difícil descrever o quanto a avó e o avô, que também já faleceu, foram importantes em sua vida e na sua formação e o tamanho da saudade que deixaram. “Eles deixaram um legado incrível, deixaram filhos, netos, bisnetos e tataranetos. Fomos privilegiados por ter nossos avós conosco por tanto tempo e a partida deles está sendo muito sentida, mas eles serão sempre símbolos de força e perseverança, do amor e da importância da família.”, finaliza, emocionada.

Origem da data – A escolha de 26 de julho para celebrar o Dia dos Avós tem motivos religiosos. De acordo com a tradição católica, este é o Dia de Santa Ana e São Joaquim, os pais de Maria, ou seja, os avós de Jesus Cristo. A data é comemorada no Brasil e em Portugal.

Morada da Memória – Além dos funerais virtuais, os memoriais on-line também têm sido outro caminho para a vivência do luto em tempos de distanciamento social. O Morada da Paz criou a plataforma on-line Morada da Memória que, como o próprio nome adianta, é um memorial destinado a essas lembranças.

A iniciativa também facilita a realização de homenagens, como explica Vivianne Guimarães, diretora de Negócios e Clientes do Grupo Morada. “Um dos nossos objetivos com o projeto é essa questão da preservação da memória. A plataforma reúne fotos, vídeos e homenagens feitas por quem amava aquela pessoa em um mesmo local. Unimos o obituário e esse memorial em prol da preservação da memória”, pontua.

Os perfis são de pessoas sepultadas ou cremadas no Morada da Paz e é administrado por um responsável – membro da família ou amigo. Entre as funções, é possível acender a vela virtual, deixar suas preces, além de postagens das lembranças. O espaço online é ativado automaticamente durante o atendimento funerário. O declarante recebe um e-mail de apresentação da plataforma e instruções de acesso para completar o perfil de seu ente.

A plataforma Morada da Memória pode ser acessada por meio do site www.moradadamemoria.com.br. Os clientes do Morada Paz podem acessar o endereço eletrônico e ativar o perfil dos entes sepultados nas unidades da marca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui