Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho: a importância da prevenção de acidentes na construção civil

O Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, celebrado nesta terça-feira (27) é uma⁹ data importante para lembrar e conscientizar sobre a importância de práticas que reduzam o número de acidentes relacionados ao trabalho, promovendo assim um ambiente seguro para exercer as atividades.

É considerado acidente de trabalho aquele que acontece durante o serviço, provocando lesões que possam causar a perda ou redução da capacidade de trabalhar, ou até mesmo óbito. Esse acidente pode ser causado por fatores naturais ou por falta de segurança e medidas de proteção necessárias para fazer o trabalho.

No setor da construção civil a preocupação e o cuidado para evitar acidentes é ainda maior, pois segundo a Relação Anual de Informações Sociais, o risco de acidentes incapacitantes na área da construção é seis vezes maior do que nos demais setores.

Segundo Silvio Teixeira, Gerente de Recursos Humanos da construtora Alliance, investir em ações e medidas que previnam os acidentes vai muito além dos equipamentos de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e precisa ser a prioridade dentro da construção.

“É importante sempre promover e atualizar os treinamentos, como o NR 35, que se refere a trabalho em altura e o NR 12, que regulamenta a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, além de ter um profissional técnico de segurança durante as atividades no canteiro de obras e promover o DDS, que é Diálogo Diário de Segurança”, explicou ele.

O Diálogo Diário de Segurança nada mais é do que uma conversa com os trabalhadores de 10 a 15 minutos, todos os dias, antes do início das atividades, sobre os riscos do trabalho e como evitá-lo. É um recurso do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), usado para conscientizar os funcionários para a prevenção de acidentes e para exercer as suas funções de maneira segura para todos.

“Garantir a segurança dos colaboradores nas obras da Alliance é primordial, por isso o DDS, aliado aos treinamentos e investimento em máquinas e equipamentos novos e atualizados, para melhor desempenho dos colaboradores com qualidade e segurança para desenvolver suas atividades diárias, têm se mostrado bastante eficazes em evitar que acidentes aconteçam”, finaliza ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui