Sedurb impulsiona trabalho de produtores rurais de João Pessoa e região

Nesta quarta-feira (28), Dia do Agricultor, a Prefeitura de João Pessoa destaca as ações de fomento ao trabalho dessa categoria. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), 100 agricultores familiares, de mais de 20 municípios paraibanos, desenvolvem suas atividades na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), que funciona no bairro José Américo. Além disso, a Secretaria tem proporcionado ações itinerantes para impulsionar o trabalho desses trabalhadores por toda a cidade, como a Feira Móvel do Produtor.

Na Cecaf, atualmente só é permitida a presença de agricultores familiares que possuam comprovação junto ao Ministério da Agricultura e que sejam vinculados a alguma cooperativa. Deste modo, foi extinta a figura do ‘atravessador de mercadorias’ e os agricultores conseguem obter o lucro direto de seu trabalho no campo. “As mercadorias saem da mão do agricultor para o consumidor. Além de produtos da mais alta qualidade, o cliente consegue comprar a um preço acessível e o produtor tem um retorno imediato do seu esforço”, destacou Fábio Carneiro, secretário da Sedurb.

O espaço de comercialização administrado pela Prefeitura é um grande polo agrícola e de economia solidária. Além de frutas, verduras, hortaliças e raízes, a população pode encontrar pescado, queijos, pães e bolos artesanais, pimentas raras, plantas ornamentais e o melhor da gastronomia e do artesanato regional. A tradicional feira da Agricultura Familiar acontece nos dias de quintas e sábados, das 5h às 12h. A Cecaf fica localizada na Avenida Hilton Souto Maior, n° 1112, José Américo.

Feira móvel – A Sedurb também tem desenvolvido um projeto arrojado que tem impulsionado as vendas dos agricultores nesse cenário de retomada econômica. A Feira Móvel do Produtor, que teve sua primeira edição no mês de junho, tem levado os produtos dos agricultores locais para os principais pontos da cidade. De maneira itinerante e seguindo um calendário mensal, o projeto foi abraçado pela população de João Pessoa e já conta com mais de 60 produtores cadastrados.

“Desde que chegamos, assumimos esse compromisso com os agricultores, de melhorar as condições de trabalho nos espaços administrados pela Sedurb e, acima de tudo, de viabilizar meios que auxiliem nessa retomada econômica que estamos vivenciando em João Pessoa, com o avanço da vacinação. A Feira tem sido um sucesso. Nas redes sociais, moradores pedem que ela chegue ao seu bairro e já finalizamos o cronograma do próximo mês, que será divulgado ainda esta semana”, reiterou o secretário.

Nesta quarta (28) e quinta-feira (29), o projeto encerra a programação do mês de julho no Ponto de Cem Réis, no Centro, das 9h às 17h. Comercializam agricultores vinculados a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) e alguns da Cecaf, com vínculo na Sedurb.

Foto: Dayse Eusébio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui