Caravana do Cuidar realiza 474 atendimentos em Cruz das Armas e segue para o Cidade Verde

Os serviços da Caravana do Cuidar chegaram ao bairro de Cruz das Armas nesta terça-feira (3). O projeto itinerante da Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) com apoio de vários parceiros, realizou 474 atendimentos na praça General Lavanere Wanderley. A ação está sendo realizada diariamente nesta semana, como parte da programação de aniversário de João Pessoa, levando serviços de assistência social, saúde, empregabilidade, direitos do consumidor, além de apresentações culturais. Nesta quarta-feira (4), o projeto estará no Cidade Verde, no Bairro das Indústrias, das 8h às 13h.

Para Vera Lúcia, moradora de Cruz das Armas, a Caravana foi a solução para que ela não perdesse o auxílio do Bolsa Família. “Sou viúva, tenho três filhos e uma mãe idosa para cuidar, isso dificulta muito passar horas longe de casa, por isso, meu cadastro do Bolsa Família ainda não havia sido atualizado. Fiquei muito feliz em poder fazer isso aqui pertinho e não correr mais o risco de perder o benefício que tem sido muito necessário para nós”, explicou.

Os serviços de Saúde também têm sido muito procurados pelos moradores. “Eu estava gastando muito dinheiro com antibiótico por causa de um dente que precisava de extração. Eu ia marcar no posto de saúde esta semana, mas estava passando aqui na rua e vi que tinha o serviço na Caravana, já me apressei e resolvi meu problema. Agora vou voltar pra casa, ficar de repouso e seguir minha vida”, comemorou Ana Maria Souza, de 53 anos.

A integração entre as diferentes pastas da Prefeitura de João Pessoa tem sido fundamental para o sucesso da ação nas comunidades. Para o diretor do Equilíbrio do Ser, João Morais, essa fórmula beneficia a população em diversos aspectos. “Isso mostra o quanto a gestão está unida para cuidar das pessoas, e nós não poderíamos deixar de participar deste momento. Estamos oferecendo diversas práticas terapêuticas, como auriculoterapia e ioga. Essa ação resgata a saúde, a cidadania e a dignidade das pessoas”, disse.

O secretário de Cidadania e Direitos Humanos de João Pessoa, João Corujinha, também tem comemorado a sintonia entre as diversas pastas. “A nossa Caravana do Cuidar é recente, e a cada nova edição somos procurados por mais interessados em unir esforços para oferecer à população cada vez mais serviços. Desde vir ao dentista, até resolver problemas de direito do consumidor, é possível fazer num único lugar. Seguiremos aprimorando e cuidando cada vez melhor do povo da nossa cidade”, destacou Corujinha.

Cultura – Apresentações culturais têm animado quem comparece para aproveitar os serviços da Caravana do Cuidar. Cruz das Armas contou com o repertório de Música Popular Brasileira do paraibano Vital Alves, além do Grupo Ciranda do Sol, tradicional do Bairro dos Novais. “Desde 1968, nós mantemos esse grupo, passando de geração em geração. São eventos como esse que nos dão a oportunidade de levar a nossa arte para as pessoas. E eu não tenho dúvidas de que a ciranda traz saúde mental, física e espiritual. Agradecemos à Funjope pelo convite”, falou a Mestra Tina, atual líder do grupo.

Balanço – Do total de atendimentos realizados pelas equipes do projeto em Cruz das Armas, 32 foram de atualização de cadastros no Bolsa Família; 52 testes de Covid-19 e 37 de hepatite, sífilis e HIV; 30 no Sine-JP; 20 cadastros no CadÚnico; 25 vacinas contra hepatite B e tétano, além da tríplice viral; 85 aferições de glicemia e pressão arterial; 8 no Procon-JP; 107 de auriculoterapia; quatro atendimentos com nutricionista; 17 procedimentos odontológicos; e cinco cadastros no Acessuas Trabalho.

Parceiros – Para promover a Caravana do Cuidar, a Sedhuc conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest); da Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP); da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); do Procon-JP; e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui